Copa do Mundo de MTB: mais de 100 estrangeiros confirmados em Araxá

HomeCompetições

Copa do Mundo de MTB: mais de 100 estrangeiros confirmados em Araxá

Organização local informa que mais de 40 países confirmaram presença na etapa de 18 a 21 de abril, no Grande Hotel Termas de Araxá

Raiza Goulão na disputa do cross country em Araxá Foto: César Delong

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Dona da pista de mountain bike mais tradicional da América Latina, a cidade de Araxá, em Minas Gerais, viverá entre os dias 18 e 21 de abril um momento histórico no Complexo do Barreiro. Mais de 40 países estarão representados na etapa inédita da Copa do Mundo UCI de MTB, com mais de 100 atletas estrangeiros já confirmados até este momento. O palco será o Grande Hotel Termas de Araxá, local que se acostumou a receber os melhores ciclistas do mundo nas últimas duas décadas.

“Desde que foi feito em outubro o anúncio da confirmação da volta da Copa do Mundo para o Brasil, com uma das etapas em Araxá, já tivemos atletas de quase 40 países confirmados para a competição”, conta Rogério Bernardes, organizador da CIMTB. “Na época, nós bloqueamos mais de 90% dos leitos do município, para que equipes e atletas do Brasil e do mundo inteiro tivessem prioridade de reserva. Essa prioridade vai até o próximo dia 15 de dezembro, quando liberaremos essas vagas de hotéis para o público em geral”, explica.

Alguns dos principais ciclistas do mundo nas elites masculina e feminina estão entre os confirmados pela organização nos hotéis do município. Além dos melhores atletas brasileiros na modalidade, estão confirmados representantes de África do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Argentina, Bélgica, Canadá, Colômbia, Chile, Dinamarca, Estados Unidos, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Equador, França, Grã Bretanha, Holanda, Hungria, Itália, Letônia, México, Nova Zelândia, Noruega, Polônia, Porto Rico, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suíça, Suécia e Ucrânia.

Bloqueio dos hotéis
Na Copa do Mundo UCI de Mountain Bike, os hotéis em Araxá estão temporariamente bloqueados para acomodar atletas e equipes. No entanto, a partir de 15/12/2023, as portas se abrirão para o público em geral. Além disso, a organização está montando uma lista de casas, apartamentos, sítios, chácaras e fazendas para locação, garantindo que todos que forem para a Copa do Mundo em Araxá tenham diversas opções de hospedagem. Para a CIMTB, realizada na semana seguinte, todos os hotéis estão liberados para que reservas sejam feitas.

Venda de ingressos abertas
Desde o início de novembro os ingressos para a Copa do Mundo UCI de Mountain Bike em Araxá estão à venda. O passaporte que for adquirido, pessoal e intransferível, pode ser de 1 a 4 dias e os valores variam entre R$ 150 (1 dia) a R$ 300 (4 dias), mais o valor da taxa de conveniência (10%). Para fazer a compra, basta acessar: https://www.ticketsports.com.br/e/uci-mountain-bike-world-series-arax-37338.

Enquanto estudantes e idosos (pessoas acima de 60 anos) terão 50% de desconto na compra dos passaportes, a organização preparou um desconto super especial de 80%, para os moradores da cidade-sede, Araxá (MG). Crianças, de até 9 anos, não pagam entrada, ou seja, garantindo assim 100% de desconto, porém também devendo fazer o cadastro no sistema de venda de ingressos.

Organização local de Araxá
A organização da CIMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2003, a CIMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos desde os ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e agora para a disputa de Paris 2024.

Em 2022, a CIMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis (RJ). Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB no Brasil

Site oficial da CIMTB