Plataforma fechará em todos os países e regiões; empresa confirmou que assinantes receberão um reembolso pelo tempo restante de suas assinaturas
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
A plataforma GCN+, de propriedade da Warner Bros. Discovery, informou aos seus assinantes nesta quarta-feira (15 de novembro) que vai encerrar seus serviços dia 19 de dezembro. A plataforma, muito utilizada pelos fãs do ciclismo, que nesta temporada passou a transmitir as etapas da Copa do Mundo de MTB, vai manter o site globalcyclingnetwork.com e os canais GCN no YouTube.
A plataforma GCN+ confirmou que fechará seus serviços “em todos os países e regiões”. O fundador, Simon Wear, descreveu a situação como “extremamente decepcionante”, e destacou que os assinantes serão reembolsados em quaisquer pagamentos do serviço que se prolonguem para além de 19 de dezembro.
Na Europa, os assinantes vão poder acessar os serviços pelo Discovery+, Eurosport ou Eurosport Extra, mas nos mercados fora da Europa os serviços ainda estão sendo definidos.
No comunicado, a organização agradece aos milhares de usuários e explica a situação. “Esta decisão vem de nossa controladora Warner Bros. Discovery (WBD) e é impulsionada por sua estratégia global de consolidar seus serviços de streaming e oferecer conteúdo em menos lugares, tornando mais fácil para os clientes acessar e descobrir mais conteúdo. Diante da notícia, queremos realmente expressar o nosso agradecimento a vocês e às centenas de milhares de fãs do ciclismo que nos apoiaram. Também queremos agradecer às pessoas talentosas e trabalhadoras da GCN+ e do aplicativo GCN que dedicaram seus corações e almas à criação de um conteúdo tão incrível.”
História
Desde o seu lançamento, em 2021, a plataforma GCN+ forneceu streaming ao vivo e sob demanda em mais de 300 dias de corridas profissionais de ciclismo por ano, disponíveis em smart TVs, computadores e telefones celulares, além de produzir seus próprios programas e documentários exclusivos sobre o história e cultura das corridas e do ciclismo em geral.
Em setembro, quando a Warner Brothers Discovery anunciou que estava à procura de um comprador para a Play Sports Network, empresa-mãe da GCN, as mudanças já estavam no ar. A Play Sports Network, que emprega cerca de 200 funcionários no Reino Unido, gerou receitas de 17,2 milhões de libras em 2021, mas teve um prejuízo de 10 milhões de libras.
A Discovery, que se fundiu com a Warner Brothers em 2022, comprou pela primeira vez uma participação de 20% do Play Sports Group em 2017, antes de assumir a propriedade total em 2021, num acordo que valorizou o negócio, que também inclui a Global Mountain Bike Network e a Global Triathlon Network.
Com a Warner Brothers Discovery detendo os direitos do conteúdo de ciclismo ao vivo transmitido na GCN – e com a gigante da mídia consolidando recentemente todo o seu conteúdo de entretenimento e esportes ao vivo, incluindo o canal TNT Sports em uma plataforma – o processo de vendas aumentou a incerteza sobre o Play Sports e ao futuro do seu serviço de streaming.
Em um vídeo postado no canal da GCN no YouTube, o apresentador e ex-ciclista profissional Simon Richardson, junto com o colega apresentador e ex-ciclista Daniel Lloyd, enfatizaram que “o motivo do fechamento do aplicativo não é porque não funcionou ou foi desempenho insatisfatório. É que o cenário da indústria de mídia mudou.”