Temporada 2024: Pogacar estreia no Giro d’Italia

HomeCiclismo

Temporada 2024: Pogacar estreia no Giro d’Italia

Esloveno pode alcançar a vitória dupla Giro-Tour na mesma temporada, o que não acontece desde 1998, com Marco Pantani

Pogacar conquista a 20ª e penúltima etapa do Tour 2023

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) pode conquistar um feito histórico (mais um) na temporada 2024. O esloveno estreia no Giro d’Italia, cuja presença foi confirmada neste domingo (17 de dezembro) pelos organizadores, e segue para o Tour de France. Uma vitória vitória dupla Giro-Tour na mesma temporada, vale lembrar, não acontece há 26 anos.

O Giro d’Italia será de 4 a 26 de maio e o Tour de France de 29 de junho a 21 de julho.

O último a vencer o Giro d’Italia e o Tour de France na mesma temporada foi o italiano Marco Pantani, em 1998. Desde então, o feito permaneceu inatingível, e mesmo nomes como Alberto Contador (vencedor e quinto em 2015) e Chris Froome (vencedor e terceiro em 2018) não conseguiram chegar nem perto de adicionar seus nomes à lista das lendas que venceram ambas as corridas.

A dobradinha Giro-Tour já foi conquistada por nomes como Fausto Coppi (duas vezes), Jacques Anquetil (uma vez), Eddy Merckx (duas vezes), Bernard Hinault (duas vezes) e Miguel Indurain (duas vezes).

No Giro, Pogacar terá adversários como Geraint Thomas (Ineos Grenadiers), Wout van Aert (Jumbo-Visma) e Nairo Quintana (Movistar), com o belga competindo pela classificação geral em um Grand Tour pela primeira vez em sua carreira. Já o bicampeão Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), bem como Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep) e Primoz Roglic (Bora-Hansgrohe), são esperados no Tour.

A confirmação de Pogacar no Giro d’Italia foi feita por meio de um vídeo postado nas redes sociais. O vídeo mostra Pogacar passando por um terminal de aeroporto e entrando em um táxi antes de dizer “Andiamo” (vamos lá) para a câmera.

No final de novembro, em entrevista ao jornal La Gazzetta dello Sport, Pogacar negou que iria ao Giro e afirmou que seus principais objetivos em 2024 eram o Tour de France, os Jogos Olímpicos de Paris e o Campeonato Mundial da UCI em Zurique. No entanto, ele e sua equipe chegaram a um acordo sobre a sua programação.

Giro d-italia