Copa do Mundo de MTB no Brasil: Sagan confirmado

HomeCompetições

Copa do Mundo de MTB no Brasil: Sagan confirmado

Eslovaco começa sua jornada em busca de uma vaga do MTB XCO dos Jogos de Paris em fevereiro e, em abril, confirma etapas de Mairiporã e Araxá

Sagan no reconhecimento do percurso do XCC no Mundial 2023

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Peter Sagan vem ao Brasil para as duas etapas de abertura da Copa do Mundo de MTB 2024, segundo ele próprio confirmou ao site Cyclinuptodate.com. O eslovaco começa dia 11 de fevereiro sua jornada em busca de uma vaga olímpica do MTB nos Jogos de Paris na estreia da prova Hero Abu Dhabi. Depois, retorna para três corridas na Europa, duas na Espanha e uma na França, e o próximo destino será o Brasil.

A etapa que abre a temporada da World Cup Series MTB UCI (União Ciclística Internacional) é a de Mairiporã (SP), de 11 a 14 de abril. Na semana seguinte, de 18 a 21 de abril, o Grande Hotel Termas de Araxá (MG) recebe a segunda etapa. As etapas são importantes para Sagan, que tem até o dia 26 de maio para acumular pontos de qualificação.

Como país, a Esováquia está longe de mudar sua situação para se classificar para o XCO nos Jogos Olímpicos de Paris, já que ocupa o 37º lugar no ranking das nações da UCI e apenas as 19 primeiras nações são titulares.

Ao longo das semanas que antecedem as competições, Sagan contou que pretende ganhar força na academia e também focar nos fundamentos, “o ponto decisivo para mim é a técnica: tenho que melhorar”. “Para estar ao máximo preparado para o MTB, preciso fazer uma boa base. A base é sempre importante, principalmente no inverno. Mas ainda acrescento alguma qualidade, sem exageros”, disse.

O tricampeão mundial de estrada competiu nos Jogos Olímpicos Rio 2016 pela Eslováquia no mountain bike cross-country, mas um furo no início da corrida o tirou da disputa por medalhas. Em Tóquio, lesionado, Sagan não competiu.

PROGRAMAÇÃO
11/2 Abu Dhabi – Emirados Árabes
17-18/2 Chelva – Espanha
24-25/2 Banyoles – Espanha
16-17/3 Marseille – França
12-14/4 WC Mairiporã – Brasil
19-21/4 WC Araxá – Brasil
24-26/5 Nové Mesto – República Tcheca
14-16/6 Val di Sole – Itália
21-23/6 WC Crans Montana – Suíça
28-30/6 WC Haute-Savoie – França

LEIA TAMBÉM
Sagan confirma equipe de MTB e segue na missão Paris-2024

Reportagens com Peter Sagan no Bikemagazine