Tour Colômbia: Movistar terá Nairo, Gaviria e Vinicius Rangel

HomeCiclismo

Tour Colômbia: Movistar terá Nairo, Gaviria e Vinicius Rangel

Competição de 6 a 11 de fevereiro marca o retorno de Nairo Quintana às competições após desclassificação no Tour de France 2022

Quintana na disputa do Nacional da Colômbia 2024

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A quarta edição do Tour Colômbia 2.1, de 6 a 11 de fevereiro, marca a volta de Nairo Quintana ao pelotão. O colombiano de 33 anos, que retorna para a equipe Movistar, terá como companheiros os também colombianos Fernando Gaviria e Iván Sosa, os espanhóis Sergio Samitier e Albert Torres e, para alegria dos fãs, o brasileiro Vinicius Rangel, que acaba de disputar o Tour Down Under, na Austrália, e foi destaque na 4ª etapa (leia mais aqui).

Quintana, vale lembrar, passou os últimos 18 meses longe das competições, exceto pelo Campeonato Nacional Colombiano na semana passada, depois de deixar a Arkéa-Samsic após testar positivo para tramadol durante o Tour de France de 2022 e ser desclassificado. Leia mais aqui

Quintana não foi suspenso, mas não conseguiu encontrar uma equipe na temporada 2023. Em outubro, a Movistar anunciou seu retorno (leia mais aqui). Quintana iniciou sua carreira no WorldTour com a equipe em 2012 e permaneceu até 2019.

O brasileiro Vinicius Rangel e o australiano Jackson Medway no Tour Down Under 2024

Brasil no pelotão
O Tour Colombia terá a participação de 26 equipes, três do World Tour (Astana Qazaqstan Team, EF Education – Easypost e Movistar Team), duas Pro (Bingoal WB, da Bélgica, e Corratec, da Itália), 19 equipes continentais e duas seleções nacionais, a da Colômbia e a do Brasil.

A CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) convocou Nicolas Sessler, André Gohr, Euller Magno, Victor Cesar de Paula, Werik Domingos Kaua e Andrey Braguini Andre, com os suplentes Cristian Egidio e Igor Molina. A equipe brasileira Swift Carbon também está na lista de confirmadas e, sob o comando de Marcelo Donabella vai disputar com Alessandro Guimarães, João Pedro Rossi, José Manuel Aramayo, Laureano Rosas, Lauro Chaman e Maicke Rene Monteiro.

Percurso
O Tour Colômbia retorna após três temporadas ausente do calendário. Nesta quarta edição, o percurso vai passar pelos departamentos de Boyacá e Cundinamarca, e terminará em Bogotá. A disputa começa no município de Paipa, em Boyacá, na terça-feira, 6 de fevereiro, e terminará em Duitama, com percurso de 155 quilômetros.

A segunda etapa, na quarta-feira, 7 de fevereiro, também sairá de Paipa, passará por Tunja, Ventaquemada, atravessará Duitama e terminará em Santa Rosa de Viterbo, num percurso total de 169 quilômetros.

Em Tunja, capital do departamento de Boyacá, será realizada a terceira etapa, quinta-feira, 8 de fevereiro, com um circuito de 12,5 quilômetros, com largada e chegada na Avenida Universitária, com nove voltas, num total de 112,5 quilômetros. A quarta etapa, sexta-feira, 9 de fevereiro, terá início em Paipa e terminará em Zipaquirá, com percurso de 181,8 quilômetros.

No penúltimo dia, no sábado, 10 de fevereiro, será a vez da etapa rainha, em Cundinamarca, com 138,3 quilômetros de percurso e chegada em Alto del Vino. A sexta e última etapa, no domingo, 11 de fevereiro, terá 138,7 quilômetros, com chegada em Bogotá, pela Calle 85, até o Parque Nacional.

AS ETAPAS

ETAPA 1 – 6 DE FEVEREIRO
Percurso: Paipa – Duitama – La Y (5 voltas ao Vale: Tibasosa – Sogamoso – Nobsa – La Y) – chegada a Duitama – 155 quilômetros

ETAPA 2 – 7 DE FEVEREIRO
Percurso: Paipa – Tunja – Ventaquemada – Retorno – Tunja – Paipa – Duitama – Santa Rosa de Viterbo – 169 quilômetros

ETAPA 3 – 8 DE FEVEREIRO
Percurso: Circuito de Tunja – 12,5 quilômetros (9 voltas)

ETAPA 4 – 9 DE FEVEREIRO
Percurso: Paipa – Tunja – Ventaquemada – Villapinzón, Chocontá – Gachancipá – Tocancipá – Chía – Cajicá – Zipaquirá – 181,8 quilômetros

ETAPA 5 – 10 DE FEVEREIRO
Percurso: Cota – Sibéria – El Rosal – La Vega – Villeta – Retorno – Alto del Vino – 138,3 quilômetros

ETAPA 6 – 11 DE FEVEREIRO
Percurso: Sopó -Tocancipá – Gachancipá – Chocontá – Retorno – Sesquilé – Guatavita – La Calera – Alto de Patios – Bogotá: Calle 85 com Carrera Séptima até o Parque Nacional – 155 quilômetros

LEIA MAIS
Tour Colômbia no Bikemagazine