BMX Estilo Livre é neste domingo com TV ao vivo em Carapicuíba (SP)

HomeMais competições

BMX Estilo Livre é neste domingo com TV ao vivo em Carapicuíba (SP)

Estados Unidos, Argentina e Colômbia terão representantes na disputa do fim de semana; prova será na Caracas Trail com transmissão ao vivo pela Globo

Evento é neste fim de semana em Carapicuíba – Foto de André Vasconcelos

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação André Vasconcelos

Pilotos de quatro países participarão da sétima edição do BMX Estilo Livre, programada para este fim de semana, entre 26 e 28 de janeiro, na Caracas Trail, em Carapicuíba. Além dos representantes do Brasil, com destaque para Leandro Overall (cinco vezes campeão) e Gustavo Balaloka (vencedor em 2022), o evento ainda contará com três pilotos estrangeiros. São eles o norte-americano Anthony Napolitan, o argentino Gabriel Chaves e o colombiano Nicolás Castillo Jurado, que tentarão acabar com a hegemonia brasileiras.

A programação começará na sexta-feira, com os treinos oficiais. No sábado, 27, será a vez das classificatórias, com transmissão ao vivo pelo Canal SporTV. No domingo, 28, das finais, com transmissão ao vivo pela TV Globo, dentro do quadra Verão Espetacular do Esporte Espetacular. O evento terá entrada franca ao público.

Os estrangeiros já são bem conhecidos do público brasileiro, tendo participado de edições anteriores do evento. Um dos melhores nomes do BMX dos Estados Unidos, Anthony Napolitan possui no currículo medalhas no X-Games, títulos mundiais e uma vitória na Dew Cup. Experiente e com várias participações no Brasil, ele é sempre uma adversário de respeito em qualquer competição.

O argentino Gabriel Chaves, por sua vez, foi o que chegou mais perto de acabar com a invencibilidade dos brasileiros, ficando com o segundo lugar em 2022 e em terceiro no ano passado. O piloto ainda foi vice-campeão do Toyota BMX Triple Challenge Final, em 2020, ficou 11º na USA BMX The Finals UCI Men C1 em 2021.

Para fechar a relação de destaques internacionais está o colombiano Nicolas Castiillo Jurado. O piloto também é bastante experiente, com participações em competições em todo o mundo. No Brasil, teve seu grande momento no ano passado quando terminou em quinto no BMX Estilo Livre.

Ao longo dos últimos anos, além de possibilitar poder ver de perto alguns do melhores nomes da modalidade, o evento também tem contribuído para o fortalecimento do esporte na região. Além de motivar novos atletas, a disputa ainda proporciona uma grande visibilidade para Carapicuíba.

Primeiro com a SporTV e agora também com a Globo, o BMX Estilo Livre é conhecido em todo o país, bem como a cidade e os seus atletas de destaque, como Leandro Overall, cinco vezes campeão do evento, e Gustavo Bala Loka, campeão de BMX Estilo Livre em 2022 e do BMX Park 2023.

Para ajudar nesse processo, também se destaca o investimento do poder público. A Caracas Trail, por exemplo, desde o ano passado faz parte do CEEAC Cohab BMX, que ainda inclui piscina coberta, campo de grama sintética e escola. A prefeitura, com isso, cumpre um papel importante de proporcionar esporte e educação para os moradores.

PROGRAMAÇÃO
Dia 26 – Treinos oficiais
Dia 27– Classificatórias (Transmissão exclusiva no SporTV)
Dia 28 – Grande final com os 8 atletas classificados, a partir das 9h30 (Transmissão ao vivo no Esporte Espetacular, da TV Globo)

SERVIÇO:
BMX Estilo Livre
Domingo, 28/01
A partir das 10 horas
Rua do Estádio,163 – Cohab Entrada gratuita

RESULTADO 2023
1. Leandro Moreira Overall (BRA), 88,64;
2. Gustavo Batista “Balaloka”(BRA), 86.58;
3. Gabriel Chaves (ARG), 86.24;
4. Felipe Manerim (BRA), 82.46;
5. Nicolas Jurado (COL), 81.53;
6. James Foster (EUA), 78.09;
7. Jorge Arias Ceballos (COL), 73.08;
8. Ezequiel Helmreich (ARG),70.66

Giro d-italia