Desafio dos Rochas comemora 10 anos com muitas novidades

HomeCompetiçõesMountain bike

Desafio dos Rochas comemora 10 anos com muitas novidades

Maratona em Pomerode (SC) oferece tecnologia de rastreamento, novas categorias e anuncia corrida de gravel de 160km; prova terá transmissão no YouTube

Evento comemora 10 anos com maratona no mês de maio – Foto de Jeferson Fischer

Do Bikemagazine
Foto de divulgação Jeferson Fischer

O Desafio dos Rochas, considerado uma das maiores competições de Mountain Bike do Brasil, completa 10 anos de história em 2024. Para celebrar a primeira década, o evento vai trazer novidades que prometem surpreender os participantes.

As inscrições já estão abertas para as provas que vão ser realizadas nos dias 24, 25 e 26 de maio. O período de inscrições está no segundo lote e segue até o dia 10 de maio ou quando as vagas em cada categoria forem preenchidas. O evento é promovido desde 2013 em Pomerode (SC), cidade de descendência alemã, localizada a 175 quilômetros da capital Florianópolis.

Entre as novidades que comemoram os 10 anos do Desafio dos Rochas, estão as novas categorias, que passam de 70 para 80 no total. A prova no formato Marathon (XCM) terá opções nas distâncias: Pró (100 km com altimetria de 3 mil metros), Sport (50 km e altimetria de 1,8 mil metros), Amador (30 km e altimetria de 600 metros), que largaram separadamente conforme programação do evento.

Já o Endurance Gravel Race é uma corrida autossuficiente na qual o atleta terá opção nas distâncias de 100 milhas (160km com altimetria de 3 mil metros) ou 50 milhas (80km com altimetria de 1,8 mil metros). O trajeto será composto por áreas urbanas e estrada de chão por zonas urbanas e rurais de Pomerode e região.

Também há espaço para quem não deseja competir, mas quer participar do evento usando o pedal. É o Cicloturismo Contemplativo, um percurso de 30km em área urbana e rural da cidade de Pomerode, com breves paradas estratégicas nas atrações turísticas.

O evento conta com a participação de muitos voluntários, um número que cresce a cada ano. “O trabalho realizado pela equipe de voluntários é essencial para o sucesso das provas. Eles são os responsáveis por orientar os atletas durante o trajeto, realizar as entregas dos kits, apoiar e motivar os participantes”, afirma o idealizador do Desafio dos Rochas, Hilário Rocha. As inscrições para voluntários devem ser abertas em breve em um formulário específico no site para cadastro.

Virada de lote
Para quem tem interesse em participar da prova, o ideal é se adiantar para garantir a vaga. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de maio, nas categorias Pró, Sport, Amador e Cicloturismo, mas é preciso ficar atento às datas de virada de lote, pois o valor da inscrição vai aumentando.

Novidades dos 10 anos
As recentes categorias vêm acompanhadas de outras novidades que estão sendo planejadas desde o ano passado.

“Queremos celebrar os 10 anos com um evento especial. Na sexta-feira, dia de abertura, será realizado um baile para integrar ainda mais os participantes. No sábado, teremos o tradicional Jantar de Massas acompanhado do congresso técnico. Também investimos em tecnologia. Neste ano, os competidores do Endurance Gravel Race vão contar com um equipamento que possibilitará o rastreamento, mostrando onde o competidor está localizado no percurso, se está parado ou se precisa de ajuda”, revela Rocha. Ainda em relação à tecnologia, outra novidade está na transmissão ao vivo pelo canal do YouTube: todo o evento vai contar com flashes especiais durante os três dias.

Meses antes do evento acontecer, o Desafio dos Rochas já lança a primeira novidade do aniversário de 10 anos. Uma série documental, em vídeos, que conta a origem, os desafios, as conquistas e a jornada de uma década dedicada ao esporte sobre duas rodas. O primeiro episódio – A História do Rocha – já está publicado e pode ser acessado no YouTube no canal do Desafio dos Rochas.

“São 10 anos de história com muitas conquistas, mas também muitos desafios. Queremos dividir estes detalhes com as pessoas que ajudaram a construir a competição. O documentário mostra como surgiu a ideia e como o Desafio dos Rochas tem conquistado cada vez mais espaço no cenário nacional quando o assunto é MTB”, explica José Carlos Rocha, organizador do evento.

Diferente das edições anteriores, que eram realizadas em dois dias (sábado e domingo), em 2024 o desafio terá três dias e um calendário diversificado com intensa programação durante a sexta, o sábado e o domingo. O percurso ainda está sendo organizado e como já é de costume, só será revelado no período do evento, garantindo as surpresas das belezas pelo caminho.

Na competição, os atletas participam de seis circuitos: no sábado, a partir das 6h, será realizada a largada da Gravel para os circuitos de 100 milhas (160 km) e 50 milhas (80 km); a partir das 13h, acontecem as provas Kids Balance e XCM Infantil dentro da arena. Já no domingo, os atletas têm as opções do Circuito Pró (100 km), do Circuito Sport (50 km), do Circuito Amador (30 km) e do Cicloturismo (30 km).

A largada de cada categoria ocorre em horários diferentes, a partir das 8h no domingo, todas saindo do Complexo de Esporte e Lazer Francisco Canolla Teixeira, mesmo local das atrações culturais. Além das provas, a programação conta ainda com congresso técnico, feira, apresentações culturais, competições típicas, provas kids e infantil e área kids.

Acessibilidade
Assim como já aconteceu em anos anteriores, os participantes acima de 60 anos e pessoas com deficiência têm descontos nas inscrições. Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos possuem direito a desconto de 50% sobre o valor da inscrição no Kit Básico e no Kit Completo. Pessoas com deficiência física comprovadas com laudo médico também têm direito a desconto de 50% sobre o valor da inscrição no Kit Básico e no Kit Completo. Basta solicitar o cupom de desconto pelo e-mail: contato@twinsadventure.com.br.

História e tradição

Realizado pela primeira vez em 2013, o Desafio dos Rochas tem raízes bem mais antigas. Quando o pomerodense Hans Fischer foi campeão pan-americano de ciclismo em 1979, a semente da paixão pelo esporte sobre duas rodas começou a germinar na cidade mais alemã das Américas.

Desde que começou, o evento contabiliza participantes de oito países e 15 estados brasileiros. Nas nove edições, foram mais de 7,2 mil atletas que passaram pelas trilhas cuidadosamente traçadas para encantar os participantes com as belezas naturais da região.

Entre as curiosidades do evento, está o ponto de distribuição de chope durante o percurso de quem pedala. Essa “atração” foi pioneira no país e sempre rende paradas estratégicas. Outro ponto forte é que o evento é totalmente gratuito para quem assiste e acompanha as provas para torcer pelos participantes. Estacionamento gratuito e pontos de alimentação também são diferenciais que destacam o evento entre os mais completos do país em termos de estrutura.

Mais informações no site oficial www.desafiodosrochas.com.br