Strade Bianche 2024: Pogacar e Vinicius Rangel na start list

HomeCiclismo

Strade Bianche 2024: Pogacar e Vinicius Rangel na start list

Confira start list da prova na Toscana, que tem as presenças confirmadas dos campeões de 2023, Tom Pidcock e Demi Vollering

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A Strade Bianche 2024, na Toscana, Itália, será disputada neste sábado, com as edições para homens e mulheres e a presença confirmada dos campeões de 2023, Tom Pidcock (Ineos Grenadires) e Demi Vollering, e a estreia na temporada de Tadej Pogacar (UAE Team Emirates).

Pela Movistar, vale a torcida pelo brasileiro Vinicius Rangel, que começou a temporada no Tour Down Under, na Austrália, e depois disputou o Tour Colômbia.

Entre os que já venceram a disputa, está Michal Kwiatkowski (2014, 2017). Egan Bernal, terceiro em 2021, acabou não sendo confirmado. Valentin Madouas, segundo na última edição, Lennert Van Eetvelt, vencedor do UAE Tour, Kasper Asgreen, terceiro em 2022, Christophe Laporte, atual campeão europeu, e Richard Carapaz vão largar.

Após a dobradinha na edição de 2023, Demi Vollering e a campeã mundial Lotte Kopecky, vencedora do UAE Tour Women, serão as líderes do Team SD Worx. Estão confirmadas ainda as vencedoras da prova Elizabeth Deignan (em 2016) e Elisa Longo Borghini (em 2017), além de Marianne Vos, que acaba de conquistar a Omloop Het Nieuwsblad.

START LIST

Data powered by FirstCycling.com

No trajeto da Strade Bianche, na Toscana

Em 2024, a Strade Bianche vai ultrapassar os 200km de percurso pela primeira vez. A prova dos homens terá 215km, com 15 setores de cascalho; já a corrida das mulheres também aumentou e terá 137km, com 12 trechos de cascalho. Tudo graças ao circuito final, que será percorrido duas vezes.

Vale lembrar que, em 2023, o pelotão dos homens percorreu 184 km e 11 setores e as mulheres 136 km com oito setores de cascalho. Tom Pidcock venceu com um ataque solo (reveja aqui), enquanto na disputa das mulheres Demi Vollering venceu sua companheira de equipe do SD Worx, Lotte Kopecky, após uma batalha tensa na chegada (reveja aqui)

Nesta temporada, as subidas ao Colle Pinzuto e Le Tolfe, onde muitas vezes são feitos os ataques decisivos, serão percorridas duas vezes, antes da subida ao centro de Siena e da chegada na espetacular Piazza del Campo.

A prova feminina começa na manhã de sábado e termina primeiro, com os homens terminando no final da tarde, quando o sol se põe sobre Siena. A primeira metade de ambas as rotas incluem os trechos mais longos da estrada de cascalho durante uma volta ao sul em direção a Montalcino. Os setores finais e o circuito extra incluem seções mais curtas, mas muitas vezes em subidas íngremes de dois dígitos através dos vinhedos e olivais a leste de Siena.

As corridas masculina e feminina terminam com a subida pela estreita e estreita rua Via Santa Caterina até o centro de Siena, onde multidões lotam a beira da estrada para testemunhar quaisquer ataques finais. Uma descida leva a uma última curva à direita com 150 metros e depois à Piazza del Campo.

LEIA MAIS
Strade Bianche no Bikemagazine