O Gran Camiño: ventos fortes neutralizam contrarrelógio

HomeCiclismo

O Gran Camiño: ventos fortes neutralizam contrarrelógio

Josh Tarling marcou o melhor tempo na crono, que não vai contar para a classificação geral, na abertura da corrida na Espanha

Joshua Tarling comemora vitória em La Coruña

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Ventos fortes provocaram a neutralização dos tempos para a classificação geral da etapa de abertura da terceira edição da corrida O Gran Camiño, que começou nesta quinta-feira (22 de fevereiro) e segue até domingo na Galícia, Espanha.

O britânico Joshua Tarling (Ineos Grenadiers), de 19 anos, campeão europeu de crono, estava entre os favoritos e marcou o melhor tempo no contrarrelógio de 14,8 km pela costa de La Coruña, com 18min21s. Darren Rafferty (EF Education-EasyPost) foi o segundo, a 42 segundos, e Pablo Castrillo (Kern Pharma) ficou em terceiro, a 48 segundos.

O dia começou com alerta de ondas fortes e rajadas de vento de até 70km/h e a crono, no farol romano Torre de Hércules, patrimônio mundial Unesco, teve de ser revista. A organização tomou a decisão de não contabilizar os tempos da etapa para a classificação geral e os ciclistas usaram bicicletas convencionais por segurança. Em jogo estava apenas a disputa da etapa.

Os 118 corredores inscritos largaram. Wilco Kelderman foi o primeiro a marcar um tempo considerável, 19min23, mas com a chegada dos restantes ciclistas caiu até terminar na 6ª posição.

Tarling saiu da praia de Riazor – uma das áreas mais abertas – marcando o primeiro tempo intermediário de 5min35s e parou o relógio com 18min21s.

Jonas Vingegaard e a Torre Hércules no cenário

O campeão do ano passado, Jonas Vingegaard ((Visma-Lease a Bike), em sua estreia na temporada, se manteve em segurança, à espera das etapas de montanha, e terminou a 2min26s, em 45º. Pelo segundo ano consecutivo, o dinamarquês escolheu O Gran Camiño para iniciar sua temporada.

Nesta sexta-feira, com uma etapa de 151,1km, as subidas começam.

RESULTADOS

Results powered by FirstCycling.com

AS ETAPAS
Etapa 1 – 22 de fevereiro – Torre de Hércules – Torre de Hércules (ITT) – 14,8km
Etapa 2 – 23 de fevereiro – Taboada – Chantada – 151,1km
Etapa 3 – 24 de fevereiro – Xinzo de Limia – Castelo de Ribadavia – 173,1km
Etapa 4 – 25 de fevereiro – Ponteareas – Tui – 162,2km