O Gran Camiño: Vingegaard conquista vitória solo e liderança

HomeCiclismo

O Gran Camiño: Vingegaard conquista vitória solo e liderança

Dinamarquês ataca a 3,4km do topo da íngreme chegada ao Alto de San Pedro de Líncora e vence com 24 segundos de vantagem

Vingegaard começa 2024 com vitória na etapa 2 e liderança geral da prova O Gran Camiño

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/Sprint Cycling Agency

Em mais um dia de fortes chuvas e ventos, as atenções da segunda etapa da prova O Gran Camiño, na Galícia, Espanha, estavam voltadas para o dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), que confirmou o favoritismo e conquistou vitória solo, em sua estreia na temporada 2024, na íngreme e dura chegada ao Alto de San Pedro de Líncora, de categoria 2.

Vingegaard, campeão da corrida em 2023, deixou Jefferson Cepeda (Caja Rural-Seguros RGA) e Egan Bernal (Ineos Grenadiers) para trás antes do topo, a 3,4 km para o fim, e cruzou sozinho após uma etapa com quase 3.000 metros de subida acumulada. Com a vitória, conquistou a liderança da classificação geral depois que o contrarrelógio de abertura foi neutralizado devido aos ventos fortes (relembre aqui).

Vingegaard, vencedor em 2023, atacou a 3,4km da meta

Bernal ultrapassou Cepeda pelo segundo lugar, em mais um sinal de que está a caminho de voltar ao seu melhor. A dupla ficou 24 segundos atrás de Vingegaard, deixando Bernal em segundo lugar na geral, a 28 segundos após os bônus de tempo, e Cepeda em terceiro, a 30 segundos.

“Foi uma vitória muito boa. Estou muito feliz com o dia e com a equipe. Foi um bom dia para nós – um dia frio, mas estamos felizes. Esta é a minha quarta vitória na prova em dois anos, então estou muito feliz por conquistar a vitória hoje e ansioso pelos próximos dias também”, disse Vingegaard.

Neste sábado, a 3ª etapa tem quatro subidas, a última delas é ao Alto do Cousa (4,4km a 5,9%), a 19km da chegada. No domingo, a 4ª e última etapa, a etapa rainha, tem quatro subidas categorizadas, a última na meta em Tui, com 7km com média de 8% de inclinação.

RESULTADOS

Results powered by FirstCycling.com

AS ETAPAS
Etapa 1 – 22 de fevereiro – Torre de Hércules – Torre de Hércules (ITT) – 14,8km
Etapa 2 – 23 de fevereiro – Taboada – Chantada – 151,1km
Etapa 3 – 24 de fevereiro – Xinzo de Limia – Castelo de Ribadavia – 173,1km
Etapa 4 – 25 de fevereiro – Ponteareas – Tui – 162,2km

VEJA MAIS
Site oficial do evento