Comissária UCI explica como brasileiros poderão participar da Copa do Mundo

HomeDestaque

Comissária UCI explica como brasileiros poderão participar da Copa do Mundo

Comissária internacional Regina Barbieri explica como e quais brasileiros poderão participar das etapas da Copa do Mundo no Brasil; confira dicas de como pontuar

A gaúcha Regina Barbieri

Fotos de arquivo pessoal 

Com a proximidade das etapas brasileiras da UCI Mountain Bike World Series, a comissária da UCI, Regina Barbieri, explica aos brasileiros quem pode participar das competições internacionais. A prova que abre o calendário da Copa do Mundo (World Cup) será em Mairiporã (SP) de 11 a 14 de abril. A cidade mineira de Araxá recebe a segunda etapa de 18 a 21 de abril.

Regina Barbieri, gaúcha natural de Porto Alegre (RS), tem 10 anos de experiência como comissária internacional da UCI e esclarece quem poderá participar da disputa.

“Lembrem-se que as regras UCI mudam constantemente. Estejam sempre atentos aos regulamentos. Então, se programem na corrida por pontos, com papel e caneta na mão! Bom início de temporada”, recomenda Barbieri.

Regina com a tocha olímpica dos Jogos do Rio de Janeiro 2016

Texto de Regina Barbieri – republicado com autorização de @gauchabarbieri

Primeiro, as etapas WCs são somente para as categorias Elite e Sub-23

Para quem tem interesse em correr as WCs, a sua corrida por pontos UCI tem data marcada pra começar:

24 e 25 de Fevereiro C2 – @circuitonicolasmachado
1 a 3 de Março C1 e C3 – @internacionalmtbseries
8 a 10 de Março C1 e C3 – @avelarsports
15 a 17 de Março C1 e C3 – @cimtb
30 e 31 de Março – C1 e C3 – @avelarsports
4 a 7 de Abril – C1 e C3 @mtb.festival*Sub-23 larga e pontua separado da Elite

Para a categoria Sub-23 Feminino é necessário ter pelo menos 20 pontos no ranking UCI ou pertencer a uma equipe UCI. A terceira opção seria participar via Seleção Brasileira.

Para a categoria Sub-23 Masculino é necessário ter pelo menos 80 pontos no ranking UCI ou pertencer a uma equipe UCI. A terceira opção seria participar via Seleção Brasileira.

Para as categorias Elite Masculino e Elite Feminino é necessário pelo menos 60 pontos no ranking UCI. A segunda opção seria participar via Seleção Brasileira.

Para saber quantos pontos cada atleta tem atualmente no ranking UCI siga esses passos:
www.uci.ch / mountain bike / ranking / individual ranking / nation – Brazil

Toda a pontuação adquirida dura um ano. Por isso, todos os pontos conquistados até abril de 2023 cairão antes das WCs. Por este motivo o atleta interessado deve correr atrás de novos pontos.

Para saber quantos pontos cada prova UCI que você participará vai oferecer, verifique a classe do Evento e depois busque no regulamento UCI a pontuação oferecida em cada classe. A Classe 1 pontua os 15 primeiros colocados. A Classe 2 pontua os 10 primeiros e as corridas da Classe C3 pontua os 5 primeiros.

Os critérios para estar na Seleção Brasileira no ciclo de 2021–2024 foram publicados em 2021 no site  www.cbc.esp.br

Nesse exato momento, via pontuação e equipes UCI, teríamos 17 mulheres e 15 homens aptos a participarem das etapas de Mairiporã e Araxá.

As inscrições são feitas via CBC e equipes UCI.

LEIA MAIS:
Copa do Mundo de MTB no Bikemagazine

Mais informações no site UCI Mountain Bike World Series