UAE Tour: Tim Merlier vence sprint da 6ª etapa em Abu Dhabi

HomeCompetições

UAE Tour: Tim Merlier vence sprint da 6ª etapa em Abu Dhabi

Belga se torna o primeiro ciclista com cinco vitórias em etapas do UAE Tour e o primeiro a vencer três etapas na mesma edição da competição

Merlier comemora a terceira vitória em Abu Dhabi – Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2024

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

O belga Tim Merlier (Soudal-QuickStep) conquistou sua terceira vitória no UAE Tour neste sábado (24 de fevereiro). Merlier, dono da camisa verde, ampliou sua liderança geral na classificação por pontos para 76, contra 48 pontos do britânico Mark Stewart (Corratec-Vini Fantini). A sexta e penúltima etapa foi disputada na capital Abu Dhabi, com um total de 138km, e Merlier fechou o cronômetro em 3h02min14s.

“Meus companheiros me deixaram em uma boa posição quando a estrada estreitou. Dali em diante apertei o ritmo e fiquei surpreso de já estar no último quilômetro. Fico feliz em ser o único ciclista a vencer três etapas em uma mesma edição do UAE Tour. Estou muito orgulhoso”, declarou o virtual campeão por pontos, já que a sétima e última etapa neste domingo (25 de fevereiro) é com chegada ao alto.

Abu Dhabi nas lentes do italiano Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2024

Esta foi a quinta vitória de Merlier na temporada (no ano passado inteiro foram 11 vitórias) e sua 39ª conquista como profissional. Além disso, o ex-campeão nacional belga se torna o primeiro ciclista com cinco vitórias em etapas do UAE Tour e o primeiro a vencer três etapas na mesma edição.

O holandês Arvid De Kleijn (Tudor Pro Cycling) foi o segundo no sprint e o belga Phil Bauhaus (Bahrain-Victourious) completou o pódio na terceira colocação.

Quatro mil calorias

A camisa vermelha de líder da classificação geral continua com o australiano Jay Vine (UAE Emirates), com 11 segundos de vantagem sobre seu compatriota Ben O’Connor (Decathlon-AG2R-La Mondiale) e 13 sobre o norte-americano Brandon McNulty (UAE Emirates).

“Não teve nenhum momento de perigo para a camisa hoje. Até lembrei dos tempos em que usava a bike para ir trabalha na Austrália. Deu aquela sensação de passear de bike e poder passar todos os semáforos vermelhos e poder admirar os prédios e outras coisas. Hoje não foi difícil, mas hoje vou ter que comer umas 4.000 calorias ou mais, para ter combustível para amanhã. Não sei se vou adotar uma postura defensiva. Quem tem que ganhar tempo é quem terá que endurecer a corrida. Nós temos bons corredores”, resumiu o australiano Jay Vine.

Altimetria da última etapa com chegada ao altoO UAE Tour termina neste domingo (25 de fevereiro) com a sétima etapa com 161 km que vai de Al Ain e ao alto em Jebel Hafeet, a 1.025 metros sobre o nível do mar.

Na classificação geral, 14 ciclistas estão dentro do primeiro minuto e a etapa promete disputas interessantes e eventuais surpresas.

A camisa branca, de líder de Juventude, continua com o belga Ilan Van Wilder (Soudal-QuickStep), com 10 segundos de vantagem para o britânico Poole Max (DSM-Firmenich-PostNL).

RESULTADOS COMPLETOS

Results powered by FirstCycling.com

AS ETAPAS
Etapa 1 – 19 de fevereiro – 143 km – Al Dhafra-Liwa
Etapa 2 – 20 de fevereiro – 12,1km Al Hudayriat-Al Hudayriat
Etapa 3 – 21 de fevereiro – 176km – Al Marjan-Jebel Jais
Etapa 4 – 22 de fevereiro – 173km – Dubai-Dubai
Etapa 5 – 23 de fevereiro – 182km – Al Aqah-Umm al Quwain
Etapa 6 – 24 de fevereiro -138km – Abu Dhabi-Abu Dhabi
Etapa 7 – 25 de fevereiro – 161km – Al Ain-Jebel Hafeet

LEIA MAIS
Site oficial do evento