Volta ao Algarve: Wout Van Aert conquista a vitória na 3ª etapa em Tavira

HomeCiclismo

Volta ao Algarve: Wout Van Aert conquista a vitória na 3ª etapa em Tavira

Liderança é do campeão nacional colombiano Daniel Martinez com 4 segundos sobre Evenepoel; crono em Albufeira vai apontar favoritos ao pódio final

Wout Van Aert levou a melhor no sprint em Tavira

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

O belga Wout van Aert (Visma-Lease a Bike) conquistou a vitória na terceira etapa da Volta ao Algarve, depois de ter superado Rui Oliveira (UAE Team Emirates) e Marius Mayrhofer (Tudor Pro Cycling Team) num sprint emocionante na chegada em Tavira. Na geral, Daniel Martínez (Bora-Hansgrohe) manteve a camisa amarela com 4 segundos de vantagem sobre Remco Evenepoel (Souldal-QuickStep).

A etapa entre Vila Real de Santo Antonio e Tavira teve 192,2km percorridos por Van Aert em 4h50min57s.

“O meu objetivo era evitar problemas nas chegadas em sprint. Mas na aproximação da chegada, hoje, era mais fácil e mais segura do que no primeiro dia. Mas vi-me na frente, com a equipe, e pensei ‘por que não?’. É importante para a minha confiança, pois sou um corredor e quero ganhar corridas. É muito bom começar a temporada vencendo aqui em Portugal. Amanhã vou dar o meu melhor, esperamos ter alguns corredores da equipe em boa posição após a etapa de sábado para podermos jogar as nossas cartas na etapa de domingo”, explicou Wout van Aert no final da etapa.

“O início da etapa foi realmente fácil, mas era para sprinters e neste tipo de etapas há sempre muito stress no final. Amanhã vamos ver como corre. Remco Evenepoel e Wout van Aert são grandes especialistas em contrarrelógio. Para já, sinto-me bem. Tenho uma boa equipa, mas primeiro é preciso passar o dia de amanhã”, analisou o líder da classificação geral Dani Martinez.

RESULTADOS COMPLETOS

Results powered by FirstCycling.com

Crono em Albufeira
Neste sábado (17 de fevereiro), o quarto dia de competição será marcado pelo inédito contrarrelógio em Albufeira, com 22 km de extensão, que deve provocar mudanças na classificação geral. Martínez será o último a largar da Marina de Albufeira e irá tentar defender a sua liderança até à chegada no Paços do Concelho.

A tarefa do campeão nacional colombiano não será fácil pois tem o campeão do mundo de contrarrelógio, Remco Evenepoel (Soudal-Quickstep), no segundo lugar, a apenas quatro segundos.

Wout Van Aert (Team Visma/Lease a Bike), vencedor da terceira etapa, é também um especialista na luta contra o crono com pretensões à geral e está a apenas 22 segundos da liderança. A crono ajudará a cimentar as posições na classificação geral visto que a diferença do primeiro ao décimo lugar é de apenas 23 segundos.

São vários os candidatos à vitória, entre eles estão Filippo Ganna (Ineos-Grenadiers), ex-campeão do mundo e atual campeão italiano da especialidade, Stefan Kung (Groupama-FDJ), habitual vencedor de contrarrelógios da Volta ao Algarve, Stefan Bissegger e Ben Healy (EF Education-Easypost), Thymen Arensman, Geraint Thomas e Magnus Sheffield (Ineos-Grenadiers), Tao Hart (Lidl-Trek), Jan Tratnik (Team Visma | Lease a Bike), Mattia Cattaneo (Soudal-Quick Step), Andreas Leknessund (Uno-X Mobility) e Nils Politt (UAE Team Emirates).

O percurso é composto por várias retas longas e poucas curvas, mas ainda assim com algumas partes mais técnicas. O trajeto é majoritariamente plano porém conta com algum sobe e desce, como vem sendo habitual na Volta ao Algarve, e a meio com uma zona mais exposta ao vento.

Os puros contrarrelogistas têm neste sábado uma boa oportunidade de se mostrar assim como os corredores mais completos. O primeiro ponto intermédio está instalado aos 7,1 quilômetros e o segundo ponto de cronometragem surge no KM 16,9.

O primeiro corredor a partir para a estrada será Diogo Oliveira (ABTF Betão-Feirense) às 12h21, enquanto que Daniel Martínez será o último às 15h21.

Mais informações no site oficial voltaaoalgarve.com