Volta ao Algarve: Evenepoel vence 4ª etapa e assume a liderança

HomeCiclismo

Volta ao Algarve: Evenepoel vence 4ª etapa e assume a liderança

O resultado deu ao belga da Soudal Quick-Step a vantagem de 47 segundos sobre o colombiano Dani Martinez (Bora-Hansgrohe) que caiu para a vice-liderança

O campeão mundial de crono individual Remco Evenepoel foi o mais rápido em Albufeira

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) venceu o contrarrelógio de 22 quilômetros da quarta etapa da Volta ao Algarve, em Albufeira. O atual campeão mundial da modalidade fechou o cronômetro em 27m09s (média de 48,619 km/h) e assumiu a liderança da classificação com 47 segundos sobre o colombiano Dani Martinez (Bora-Hansgrohe). Na terceira colocação da geral aparece o esloveno Jan Tratnik (Visma-Lease a Bike), a 1min12s.

Evenepoel dominou a prova e marcou a passagem mais rápida em todas os pontos intermediários e superou o norte-americano Magnus Sheffield (Ineos Grenadiers), segundo classificado, em 16 segundos. O pódio da etapa ficou completo com Stefan Küng (Groupama-FDJ), vencedor do contrarrelógio da última edição, que ficou a 29 segundos.

“Tive um acompanhamento perfeito do carro, fizemos uma preparação perfeita esta manhã, por isso acho que podemos dizer que foi uma corrida quase perfeita. Talvez tenha cometido alguns excessos em determinado momento, mas acho que foi uma descida muito bonita para a marina. Foi muito bonito, por isso desfrutei de cada metro deste percurso e terminar com uma vitória é ainda melhor”, disse Evenepoel no final da etapa.

“Amanhã vai ser tudo uma questão de defender e ser inteligente. Defender em primeiro lugar e depois tentar ganhar a etapa. Ter a camisolas amarela é o mais importante, por isso vamos tentar defendê-la e veremos, no final do dia, se há outra vitória na etapa ou não”, concluiu o vencedor da crono.

Daniel Martínez (Bora-Hansgrohe), dono da camisa amarela até o começo da etapa, terminou na oitava posição, a 51 segundos do melhor tempo.

O colombiano Dani Martinez é o segundo colocado na geral a 47 segundos

Nas demais classificações, Gerben Thijssen (Intermarché-Wanty) manteve a camisa verde de pontos e Martínez continua com a camisa azul de montanha. Já a camisa branca, da juventude, passou para Magnus Sheffield. Entre as equipes, a Ineos Grenadiers saltou para a liderança com 17 segundos sobre a Visma-Lease a Bike.

Neste domingo, 17 de fevereiro, os ciclistas partem para a última etapa da 50.ª Volta a Portugal, com 165,8km, de Faro (largada para as 11h25) até o icônico Alto do Malhão, no concelho de Loulé (chegada prevista para as 15h31).

RESULTADOS COMPLETOS

Results powered by FirstCycling.com