UAE Tour: Olav Kooij conquista a vitória na quinta etapa

HomeCompetiçõesCiclismo

UAE Tour: Olav Kooij conquista a vitória na quinta etapa

Kooij percorreu os 182km entre Al Aqah e Umm al Quwain em 4h08min38s; Tim Merlier foi o segundo e o australiano Sam Welsford completou o pódio

A vitória de Kooij foi decidida no Photo-Finish – Foto Ivan Benedetto/SprintCyclingAgency©2024

Do Bikemagazine
Foto de divulgação Ivan Benedetto/SprintCyclingAgency©2024

O holandês Olav Kooij (Team Visma-Lease a Bike) conquistou a vitória na quinta etapa do UAE Tour nesta sexta-feira (23 de fevereiro). Kooij percorreu os 182km entre Al Aqah e Umm al Quwain em 4h08min38s (43,9 km/h de velocidade média). Na disputa do sprint, a segunda colocação ficou com o belga Tim Merlier (Soudal QuickStep) e o australiano Sam Welsford (Bora-Hansgrohe) completou o pódio na terceira colocação.

“Eu não sabia que era o vencedor e fiquei muito feliz com a confirmação de minha vitória pelo Photo-Finish. Tem que fazer tudo certo para vencer. Tentei não pegar muito vento no final e manter uma boa posição na última rotatória. Minha vitória na Paris-Nice do ano passado foi muito linda, mas aqui a batalha entre os sprinters é muito forte. Estou ansioso para ver o que serei capaz de fazer em meu primeiro Grand Tour, que vai ser o Giro deste ano”, declarou o holandês na coletiva de imprensa depois da etapa.

Á direita, o momento da vitória de Kooij (camisa amarela) – Foto de divulgação Tudor

Na classificação geral, a liderança permanece com o australiano Jay Vine (UAE Emirates) com 11 segundos sobre seu compatriota Ben O’Connor (Decathlon AG2R-La Mondiale) e 13 segundos sobre o norte-americano Brandon McNulty (UAE Emirates).

A liderança da classificação por pontos (camisa verde) é de Merlier, que soma 56 pontos contra 48 do britânico Mark Stewart (Corratec-Vini Fantini), que lidera a classificação de sprints.

Já a camisa branca, de líder da classificação geral de juventude, pertence ao belga Ilan Van Wilder (Soudal QuickStep). Entre as equipes, o domínio continua da UAE Team Emirates, que administra uma vantagem de 59 segundos sobre a equipe Bahrain-Victorious.

O UAE Tour termina no próximo domingo (25 de fevereiro) com uma etapa de 161km.

RESULTADOS COMPLETOS

Results powered by FirstCycling.com

AS ETAPAS
Etapa 1 – 19 de fevereiro – 143 km – Al Dhafra-Liwa
Etapa 2 – 20 de fevereiro – 12,1km Al Hudayriat-Al Hudayriat
Etapa 3 – 21 de fevereiro – 176km – Al Marjan-Jebel Jais
Etapa 4 – 22 de fevereiro – 173km – Dubai-Dubai
Etapa 5 – 23 de fevereiro – 182km – Al Aqah-Umm al Quwain
Etapa 6 – 24 de fevereiro -138km – Abu Dhabi-Abu Dhabi
Etapa 7 – 25 de fevereiro – 161km – Al Ain-Jebel Hafeet

LEIA MAIS
Site oficial do evento