UAE Tour: belga surpreende na última etapa e conquista o título

HomeCiclismo

UAE Tour: belga surpreende na última etapa e conquista o título

Belga de 22 anos atacou a 1,8km da meta e foi o mais rápido nos 10,8km da escalada final no alto de Jebel Hafeet

Vitória na etapa e na geral de Van Eetvelt – Foto de Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2024

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2024

O belga Lennert Van Eetvelt (Lotto-Dstny) surpreendeu os adversários com a vitória na última etapa do UAE Tour e conquistou o título de campeão da classificação geral individual. Eetvelt, de 22 anos, atacou a 1,8km da meta e foi o mais rápido nos 10,8km da escalada final no alto de Jebel Hafeet. Van Eetvelt completou a jornada de 161km que teve início na localidade de Al Ain em 3h38min28s.

“Meu plano para hoje era terminar a etapa sem arrependimentos e não tenho nenhum.Eu vi a corrida faz alguns anos e notei a parte mais dura a 3km da meta. Era a minha única chance de lutar pela geral. Minhas pernas estavam bem boas hoje. Este é o meu melhor resultado. Eu melhorei realmente muito. É meio maluco eu ter ganhado o UAE Tour graças a 2 pontos que ganhei na fuga da quinta etapa. É louco ver meu nome na lista dos grandes como Evenepoel, Pogacar, Roglic. Eu vim para um bom resultado na geral, mas não para vencer. Minha próxima corrida é a Strada Bianche e é bem meu estilo. Estou confiante com um bom resultado lá também”, disse Van Eetvelt.

O espanhol Pello Bilbao (Bahrain Victorious) levou a melhor no sprint com o australiano Ben O’Connor (Decathlon-AG2R-La Mondiale) e concluiu na segunda colocação.

Além da camisa vermelha de campeão da classificação geral, Eetvelt também conquistou a camisa branca de classificação de juventude. Seu compatriota Ilan Van Wilder (Soudal-QuickStep) terminou na segunda colocação, a 21 segundos.

Van Eetvelt atacou a 1,8km da meta – Foto de Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2024

Na classificação geral, Van Eetvelt concluiu as sete etapas com o tempo total de 22h31min18s, apenas dois segundos à frente do segundo colocado O’Connor. Bilbao ganhou duas colocações e completou o pódio na terceira posição, a 11 segundos do belga.

Outra mudança radical depois da última etapa foi a classificação geral por equipes. A UAE Tour, que liderou todas as etapas até então, desceu para a 10ª colocação, a 20min30s da esquadra norte-americana Lidl-Trek, que terminou como campeã. Na segunda colocação ficou o time belga da Soudal-QuickStep, a 2min50s da Lidl-Trek. A Bahrain Victorious completou o pódio na terceira colocação, a 5min26s.

Pódio da classificação geral individual – Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2024

Na classificação por pontos (camisa verde), a vitória foi do belga Tim Merlier (Soudal-QuickStep), que concluiu o Tour com 76 pontos, contra 56 do britânico Mark Stewart (Corratec-Vini Fantini). Stewart por sua vez foi campeão da classificação de sprints (camisa preta), com uma vantagem de 36 pontos para seu companheiro de equipe Marco Murgano.

RESULTADOS COMPLETOS

Results powered by FirstCycling.com

AS ETAPAS
Etapa 1 – 19 de fevereiro – 143 km – Al Dhafra-Liwa
Etapa 2 – 20 de fevereiro – 12,1km Al Hudayriat-Al Hudayriat
Etapa 3 – 21 de fevereiro – 176km – Al Marjan-Jebel Jais
Etapa 4 – 22 de fevereiro – 173km – Dubai-Dubai
Etapa 5 – 23 de fevereiro – 182km – Al Aqah-Umm al Quwain
Etapa 6 – 24 de fevereiro -138km – Abu Dhabi-Abu Dhabi
Etapa 7 – 25 de fevereiro – 161km – Al Ain-Jebel Hafeet

LEIA MAIS
Site oficial do evento