Tour Colômbia: Carapaz vence etapa rainha e está a 17s do líder

HomeCompetições

Tour Colômbia: Carapaz vence etapa rainha e está a 17s do líder

Equatoriano é agora 2° na geral e lidera classificação de montanhas; entre os brasileiros, Vinicius Rangel (Movistar) foi destaque na longa fuga do dia

Richard Carapaz comemora a vitória da quinta etapa no Alto del Vino

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

O ciclismo equatoriano brilhou hoje na etapa rainha do Tour Colômbia. Richard Carapaz (EF Education EasyPost) conquistou a etapa rainha com 138,3km entre Cota e Alto del Vino com o tempo de 3h34min19s. A segunda colocação ficou com seu compatriota Jonathan Caicedo (Petrolike), que cruzou a 13 segundos.

Na subida final de 9km (categoria 1), Carapaz atacou a 4km da chegada foi solo até a meta em Alto del Vino. Vale destacar que entre os 10 primeiros da etapa de hoje, sete eram colombianos. Na classificação geral, os ciclistas da Colômbia ocupam sete colocações no top 9.

O líder da classificação geral, o colombiano Rodrigo Contreras (Nu Colômbia), cruzou na terceira colocação, a 11 segundos e mantém a liderança com 17 segundos de vantagem sobre Carapaz, que saltou 20 posições na classificação geral e agora é o vice-líder. Caicedo por sua vez subiu 7 colocações e é o terceiro na classificação geral, a 24 segundos de Contreras.

O desempenho de Richard Carapaz na etapa rainha garantiu também a liderança geral de montanhas, com 15 pontos acumulados contra 12 de Caicedo. Contreras acumula também a liderança por pontos, com 32 pontos contra 27 de Gaviria (Movistar) e 25 de Cavendish (Astana).

O brasileiro Vinicius Rangel (Movistar) foi um dos destaques em um grande grupo que saiu em uma fuga duradoura. Rangel se manteve na fuga mesmo com o grupo se reduzindo pouco a pouco com o passar dos quilômetros até serem neutralizados a 20km da chegada.

Entre os brasileiros, a melhor classificação na geral é de Vinicius Rangel (Movistar), que subiu 9 colocações e agora é o 45°, a 18min04s. Lauro Chaman subiu para a terceira colocação da classificação de sprints com 6 pontos, logo atrás do colombiano Bernardo Suaza (Petrolike) que tem 7 pontos.

O Tour Colômbia termina neste domingo (11 de fevereiro) com a sexta etapa com 155km entre Sopó e Bogotá. O percurso é bastante acidentado com três metas volantes e três prêmios de montanha categorizados.

RESULTADOS COMPLETOS

Results powered by FirstCycling.com

Mais informações no site oficial https://tourcolombiauci.com/

AS ETAPAS

ETAPA 1 – 6 DE FEVEREIRO
Percurso: Paipa – Duitama – La Y (5 voltas ao Vale: Tibasosa – Sogamoso – Nobsa – La Y) – chegada a Duitama – 155 quilômetros

ETAPA 2 – 7 DE FEVEREIRO
Percurso: Paipa – Tunja – Ventaquemada – Retorno – Tunja – Paipa – Duitama – Santa Rosa de Viterbo – 169 quilômetros

ETAPA 3 – 8 DE FEVEREIRO
Percurso: Circuito de Tunja – 12,5 quilômetros (9 voltas)

ETAPA 4 – 9 DE FEVEREIRO
Percurso: Paipa – Tunja – Ventaquemada – Villapinzón, Chocontá – Gachancipá – Tocancipá – Chía – Cajicá – Zipaquirá – 181,8 quilômetros

ETAPA 5 – 10 DE FEVEREIRO
Percurso: Cota – Sibéria – El Rosal – La Vega – Villeta – Retorno – Alto del Vino – 138,3 quilômetros

ETAPA 6 – 11 DE FEVEREIRO
Percurso: Sopó -Tocancipá – Gachancipá – Chocontá – Retorno – Sesquilé – Guatavita – La Calera – Alto de Patios – Bogotá: Calle 85 com Carrera Séptima até o Parque Nacional – 155 quilômetros

LEIA MAIS
Tour Colômbia no Bikemagazine

Mais informações aqui