Volta ao Algarve: Gerben Thijssen vence sprint da 1ª etapa

HomeCompetiçõesCiclismo

Volta ao Algarve: Gerben Thijssen vence sprint da 1ª etapa

Prova conta com destaques do ciclismo internacional como Remco, Van Aert, Degenkolb, Pidcock, Geraint Thomas, Mark Hirschi, Bob Jungels e Arnaud Demare

O belga Gerben Thijssen vencedor da primeira etapa em Lagos e líder da classificação geral

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

O belga Gerben Thijssen (Intermarché-Wanty) foi o vencedor da etapa de abertura da Volta ao Algarve. Thijssen arrancou para a vitória com um sprint poderoso nos últimos metros e superou o holandês Marijn van den Berg (EF Education-EasyPost) e seu compatriota Jordi Meeus (BORA-Hansgrohe), segundo e terceiro, respetivamente. Thijssen completou os 200,8km entre Portimão e Lagos em 4h52min04s. O ciclista da Intermarché-Wanty é agora o dono da camisa amarela de líder da classificação geral.

“No ano passado não consegui começar bem a época, por isso era muito importante começar bem este ano. Já tenho duas vitórias a meio de fevereiro. É incrível! E, a este nível, prova que trabalhei muito durante o inverno para conseguir estar nesta forma”, referiu Gerben Thijssen no final da etapa.

“Foi um sprint difícil, devido ao vento de frente e também devido à subida muito inclinada, a dois quilómetros do final. A equipa fez um trabalho extraordinário. Tive os seis colegas a lutar por mim durante toda a etapa. Amanhã vamos trabalhar para o nosso homem da geral, Rune Herregodts”, acrescentou.

Thijssen comemora a vitória no sprint em Lagos

A prova disputada no sul de Portugal com 5 etapas (começou nesta quarta-feira e vai até o próximo domingo 18 de fevereiro) vem ganhando cada vez mais importância no calendário internacional e reunido grandes nomes no ciclismo. Remco Evenepoel foi campeão em 2020 e 2022 e vem busca de seu terceiro título. O campeão do ano passado, o colombiano Daniel Martinez (Bora Hansgrohe), está na disputa e certamente vai defender o título.

A constelação de nomes na Volta do Algarve é imensa. Vale a pena dar uma olhada no start list que tem  Wout Van Aert, Degenkolb, Tom Pidcock, Geraint Thomas, Mark Hirschi, Bob Jungels, Arnaud Demare, além dos destaques portugueses, é claro.

Fuga controlada

A etapa mais longa desta edição teve a primeira fuga na altura do quilômetro 11, com Tobias Bayer (Alpecin-Deceuninck), Fábio Costa (ABTF Betão-Feirense), Tomás Contte (Aviludo- Louletano-Loulé Concelho), Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), Noah Campos (Kelly-Simoldes-UDO), César Fonte (Rádio Popular-Paredes-Boavista) e Gonçalo Amado (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua).

A fuga foi controlada pelo pelotão que nunca permitiu aos escapados chegarem aos quatro minutos de vantagem.

A partir da meta volante no quilômetro 161,1 o pelotão manteve-se coeso e evitou riscos até os três quilômetros da chegada em Lagos.

Na classificação de montanha a liderança é de Magnus Sheffield (INEOS Grenadiers) que também lidera a classificação de juventude com a camisa branca. A esquadra INEOS Grenadiers garantiu a liderança entre as equipes.

A segunda etapa da Volta ao Algarve vai para a estrada esta quinta-feira, numa jornada de 171,9km entre Lagoa até ao Alto da Fóia, em Monchique. A subida com chegada ao alto de primeira categoria deve fazer a primeira seleção dos candidatos ao pódio final.

RESULTADOS COMPLETOS

Results powered by FirstCycling.com

PDF DA CLASSIFICAÇÃO COMPLETA AQUI
https://www.fpciclismo.pt/ficheiros/2024/classificacoes-1-etapa—50-volta-ao-algarve-2024_v2.pdf