São José dos Campos (SP) recebe o Pan-Americano de Estrada em maio

HomeAgenda

São José dos Campos (SP) recebe o Pan-Americano de Estrada em maio

Disputa será de 20 a 26 de maio com provas de estrada e contrarrelógio individual; evento tem organização conjunta da CBC e da FPC

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

O Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada da temporada 2024 será realizado no Brasil. Na manhã desta segunda-feira (26), a Prefeitura Municipal de São José dos Campos, em parceria com a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e a Federação Paulista de Ciclismo (FPC), realizou uma coletiva de imprensa para oficializar a realização da competição entre os dias 20 e 26 de maio.

“Esse será praticamente o último grande desafio para os atletas do continente antes dos Jogos Olímpicos de Paris e poder ser país sede de uma competição dessa importância em um momento tão especial como esse nos enche de orgulho e gratidão por toda confiança depositada em nosso trabalho. Estaremos nos esforçando para entregar um excelente evento”, destacou José Luiz Vasconcellos, presidente da CBC.

Vasconcellos no lançamento do evento em São José dos Campos – Foto Portal R3

O evento contou com a participação do presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, José Luiz Vasconcellos, o presidente da Confederação Pan-Americana de Ciclismo, José Manuel Peláez, o presidente da Comissão Pan-Americana de Ciclismo de Estrada, Maurício Vargas, o prefeito da cidade de São José dos Campos, Anderson Farias, a secretária de Esportes e Qualidade de Vida, Katia Riêra, o presidente da Federação Paulista de Ciclismo, José Cláudio Facex, entre outras autoridades.

Durante a coletiva, foi apresentado o planejamento para a realização das provas de resistência e contrarrelógio nas categorias Elite, Sub-23 e Junior, que acontecerão paralelamente ao congresso anual da COPACI com presença de todos os países do continente e do presidente da UCI, David Lappartient.

Graças ao excelente trabalho e comprometimento da CBC na organização de eventos nos últimos anos, surgiu a oportunidade de trazer o Pan-Americano de Estrada para o Brasil através de um convite da COPACI reconhecendo e acreditando na capacidade do Brasil em organizar grandes eventos.

Para o presidente da Confederação Pan-Americana de Ciclismo, José Peláez, o Pan-Americano será de alto nível para os atletas e fãs do ciclismo.

“É com grande entusiasmo que confirmamos a realização do Pan-Americano de Estrada no Brasil. Será uma incrível oportunidade para fortalecer os laços entre as nações promovendo valores de amizade, respeito e superação”.

O Prefeito Anderson Farias afirmou que não medirá esforços para proporcionar todo suporte necessário para a realização do evento.

“A nossa cidade está preparada para receber todos os atletas e dirigentes da melhor forma possível. Posso garantir que direcionaremos todos os nossos esforços para que seja uma prova marcada como exemplo para o esporte e que seja a primeira de muitas outras”, explicou o Prefeito.

O presidente da Federação Paulista de Ciclismo, José Cláudio Facex, destacou que a realização do Pan-Americano de Estrada é fundamental para o esporte no estado e no país.

“Trazer o Pan na nossa gestão é uma evolução muito grande e que nos deixa honrados. Sem contar que é mais um importante evento nessa preparação para as comemorações dos 100 anos da entidade em 2025”, afirmou.