Campeonato Brasileiro de Pista 2024: veja os resultados da Elite

HomeCompetiçõesCiclismo

Campeonato Brasileiro de Pista 2024: veja os resultados da Elite

Lauro Chaman é campeão na Scratch; na prova de velocidade, João Vitor confirmou o favoritismo e conquistou seu quarto título nacional

Lauro Chaman na disputa em Curitiba

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/Alan Modesto/CBC

O Velódromo Municipal de Curitiba (PR) recebe até domingo as disputas do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista Elite e Junior. As provas da Elite terminaram nesta quarta-feira (6).

No primeiro dia da Elite, as provas de perseguição por equipes, scratch e velocidade por equipes definiram seus campeões. Lauro Chaman e Kacio Freitas, da equipe Swift Carbon, que também contou com Rafael Braga e Otavio Gonzeli, fizeram bonito na disputa da perseguição por equipes e garantiram o bicampeonato. O time Indaiatuba Cycling Team ficou com a prata e a Equipe Mista 1 levou o bronze.

Entre as mulheres, o trabalho da equipe ABEC Rio Claro fez toda diferença para ganhar a medalha de ouro na perseguição por equipes com as atletas Alice Melo, Nicolle Borges, Talita de Oliveira e Lara Rodrigues. A prata ficou com a Equipe Mista 2 e o bronze foi para Indaiatuba Cycling Team.

Lauro Chaman (Swift Carbon) e Wellyda Rodrigues (Unifunvic/Pindamonhangaba) foram os vencedores da Scratch. Na prova de Velocidade Por Equipe Masculino, a equipe Soul Cycles/Santos comemorou a medalha de ouro com João Vitor, Daniel Brito e Mauro de Aquino. O Clube Maringaense de Ciclismo conquistou a prata, seguido pela equipe ABEC/Rio Claro com bronze.

No segundo dia, a prova de perseguição individual foi o destaque do dia com duas finais. Os atletas também disputaram as primeiras fases finais da prova de velocidade individual. A medalha de ouro na perseguição individual masculino ficou com Diego Mendes (Soul Cycles – Santos) que percorreu os 4km de prova com o tempo de 4min43seg, superando o atual campeão nacional Lauro Chaman (Swift Carbon Pro Cycling) com 4min52seg. O pódio ainda contou com Otavio Gonzeli (Swift Carbon Pro Cycling) na terceira colocação.

Na disputa pelo ouro entre as mulheres, a definição aconteceu nos últimos metros e a vitória foi de Taise Benato (Avai-FME Florianópolis). Marcella Toldi (Indaiatuba Cycling Team) ficou em segundo lugar e Larissa Castelari (São José Ciclismo) em terceiro.

Disputa da Elite do ciclismo de pista

No terceiro e último dia da Elite foram disputadas as provas de velocidade individual, keirin e omnium. Carolina Barbosa (Indaiatuba Cycling Team) foi a campeã da velocidade individual e ficou com a medalha de prata na prova de Keirin, que foi vencida por Maria Tereza Muller (Soul Cycles/Santos).

Na prova de velocidade e keirin masculino, João Vitor (Soul Cycle/Santos) confirmou o favoritismo e conquistou o quarto título nacional da prova. Já Otávio Gonzelli (Swift Carbon) brilhou na Omnium, conquistando o título de campeão com uma performance consistente e estratégica ao longo das quatro provas disputadas. Na Omnium feminino, Talita de Oliveira (ABEC/Rio Claro) mostrou sua versatilidade e talento ao conquistar a primeira colocação depois de uma grande apresentação na prova por pontos, consolidando seu nome entre os grandes destaques do ciclismo de pista brasileiro.

Com o encerramento do Campeonato Brasileiro de Pista Elite, as atenções agora se voltam para o Brasileiro de Pista Júnior, que promete revelar novos talentos na pista do velódromo municipal de Curitiba a partir desta quinta-feira (7) até domingo (10).

Os resultados completos de todas as provas estão disponíveis no link https://cbc.esp.br/arquivos/2cyy53acyc.pdf