CIMTB abre 2024 com short track ao vivo em Nova Lima

HomeCompetições

CIMTB abre 2024 com short track ao vivo em Nova Lima

Transmissão pela TV aberta Rede Minas e nas plataformas on-line começa a partir das 13h30 na sexta-feira

uper Elite na edição de 2023 da CIMTB em Nova Lima Foto: Ultrafotos

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

A temporada de 2024 da Copa Internacional de MTB (CIMTB) começa nesta sexta-feira na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (MG) com a prova de Short Track (XCC), com transmissão ao vivo a partir das 13h30. Quem é de Minas Gerais, poderá assistir todos os detalhes no canal de TV aberta Rede Minas. Além desta opção, o ao vivo também será transmitido simultaneamente no site redeminas.tv, na plataforma de streaming EMCplay e no Canal de YouTube da CIMTB.

“Ao termos essa novidade em 2024, que é a transmissão ao vivo pela TV aberta para o Estado de Minas Gerais inteiro, e também pelos demais canais via internet, damos a esses ciclistas uma oportunidade única de mostrar seus patrocinadores e dar grande retorno para eles. Por isso, nossa expectativa é de já ter as trilhas cheias no primeiro dos três dias de prova na arena da CiMTB Nova Lima, nas proximidades do Mirante CSul. Mas o principal é levar o mountain bike aos canais abertos e valorizar a modalidade”, comenta Rogério Bernardes, organizador da competição.

O Short Track será disputado em uma pista com cerca de 1 km, o que garante que a prova seja bastante dinâmica e emocionante nas oito categorias (Super Elite Masculina e Feminina, Geral Feminina, Teen, Júnior Cadete, Máster e E-MTB). Pelo seu formato, favorece muito para que o público, em casa ou pela televisão, consiga acompanhar com mais facilidade tudo que está acontecendo na prova. Enquanto as Super Elites têm duração de 20 minutos + 1 volta, as demais categorias terão 18 minutos + 1 volta.

Entre as mulheres da super elite, estão confirmadas as brasileiras Isabella Lacerda, Raiza Goulão, Karen Olimpio, Hercília Najara, Giugiu Morgen, Marcela Lima, Ana Laura Moraes, Iara Caetano, Letícia Cândido, e a mexicana Ericka Monserrath. No masculino, estão inscritos destaques brasileiros como José Gabriel Marques, Gustavo Xavier, Luiz Cocuzzi, Nicolas Machado, Alex Malacarne, Edson Rezende, e os colombianos Diego Arias, Hilvar Calderon e Jhonnatan Botero.

XCO
A organização definiu nesta terça-feira (12) quantas voltas cada categoria terá no XCO, o Cross Country Olímpico. Confira abaixo a quantidade de voltas definidas em cada uma das 25 categorias exclusivas do XCO:
– Masculinas: Super Elite (9 voltas); E-MTB Pro (7); E-MTB Master (6 voltas); Júnior Masculina, Sub-30, Sub-35, Sub-40, Sub-45 e Sub-50 (5 voltas); Sub-17, Sub-55 e Sub-60 (4 voltas); Sub-15, Sub-65 e Over-65 (3 voltas); Sub-12 (1 volta).

– Femininas: Super Elite (7 voltas); E-MTB Pro (5 voltas); Júnior, Sub-40 e Sub-50 (4 voltas); Sub-17 e Over-50 (3 voltas); Sub-15 (2 voltas); Sub-12 (1 volta).

Demais provas do cronograma
Já no sábado (16), o dia começa com duas baterias de provas do Cross Country Olímpico (XCO), realizado em uma pista maior, com cerca de 3,5 km por volta. A primeira largada, às 8h20, é das bikes elétricas (Masculina Pro, Feminina Pro e Máster), enquanto a segunda do XCO, às 10h20, terá Sub-15, Sub-17 e Júnior. No período da tarde, é a vez da Maratona com largada a partir de 14h, para as seguintes categorias: E-MTB Young, E-MTB Sênior Masculina, E-MTB feminina, Ultra, Expert, Cadete, Master, Segurança Pública, Veterano, Peso Pesado, PcD, Duplas, Open Feminina, Sênior Feminina, Turismo e Hand-Bike.

O terceiro e último dia da CiMTB é exclusivo para a disputas do XCO, separada em quatro baterias: Largada 1, às 8h, com Sub-50, Sub-55, Ultra, Sub-60, Sub-65, Over-65 e Sub-12; Largada 2, às 10h, com Sub-30, Sub-35, Sub-40 e Sub-45; Largada 3, às 12h, com as categorias exclusivas femininas Super Elite, Júnior, Sub-17, Sub-15, Sub-40, Sub-50, Over-50, Sub-12; e Largada 4, às 14h, com a Super Elite masculina.

Mais informações no site oficial