Cape Epic: Becking e Alleman vencem etapa 2 e tiram liderança de Schurter e Fini

HomeCompetiçõesDestaque

Cape Epic: Becking e Alleman vencem etapa 2 e tiram liderança de Schurter e Fini

Sebastian Fini, parceiro de Nino Schurter, teve um pneu furado e a dupla teve que fazer uma prova de recuperação para encerrar em segundo lugar

Os novos líderes Wout Alleman e Hans Becking Foto: Nick Muzik

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O holandês Hans Becking, no dia do seu 37º aniversário, e o belga Wout Alleman, da dupla Buff-Megamo, conquistaram sua segunda vitória consecutiva na ultramarana Cape Epic 2024, nesta terça-feira (19 de março). Eles venceram a 2ª etapa, de 97km, e conquistaram a liderança da classificação geral, que estava com Nino Schurter e Sebastian Fini (World Bicycle Relief), com 32 segundos de vantagem.

No feminino, Anne Terpstra e Nicole Koller (Ghost Factory Racing) conquistaram a terceira vitória seguida e abriram 1min13s na liderança.

Cenário da 2ª etapa Foto: Nick Muzik

A 2ª etapa foi disputada em Saronsberg Cellar, com a dura subida de singletrack da Wagon Trail e o terreno arenoso e rochoso do Vale Witzenberg como desafios. Desde o início, as duplas Nino Schurter e Fini, Matt Beers e Howard Grotts (Toyota-Specialized-NinetyOne), Georg Egger e Lukas Baum (Orbea Leatt Speed Company), além de Becking e Alleman disputaram posições para chegar na subida de singletrack na frente.

Logo no início, o dinamarquês Fini sofreu um furo. Os reparos não demoraram muito, mas num piscar de olhos Fini e Schurter se encontraram atrás de uma série de competidores, forçando-os a abrir caminho. Foi apenas por volta dos 90 km da corrida que eles conseguiram passar para o segundo lugar e terminaram a 2min02s dos vencedores.

Enquanto isso, as equipes Toyota-Specialized-NinetyOne, Buff-Megamo, Orba Leatt Speed Company e, por um curto período, a Wilier Vittoria Factory (com Fabian Rabensteiner e Samuele Porro), aproveitaram para correr na frente. Nesta fase, Wout Alleman e Matt Beers pareciam os mais fortes e determinados, até que Beers sofreu um furo. Alleman continuou, assim como a Speed Company, mas a Wilier Vittoria Factory começou a recuar.

Dificuldade nas trilhas do percurso Foto: Nick Muzik

Alleman puxa o pelotão Foto: Sam Clark

“Foi um dia louco, tantas coisas aconteceram, mas conseguimos superar todas elas, por isso estou super feliz por ultrapassar a meta com a vitória”, comemorou Alleman. “É um prazer andar com Wout”, disse Becking. “Ele estava tão forte hoje que nos últimos 10km eu estava gritando: ‘Cara, vai com calma, vai com calma, porque o velho está no limite’. Hoje é meu aniversário e temos uma camisa amarela, o que significa que não preciso lavar a roupa esta tarde, o que é bom”, disse.

A corrida feroz talvez tenha sido melhor resumida pelo atual campeão Matt Beers, que observou na linha de chegada: “Esta não é uma corrida de oito dias, são oito corridas diárias consecutivas”.

TOP 3
Etapa 2
1 – Wout Alleman e Hans Becking (Buff – Megamo) 4:05:22
2 – Nino Schurter e Sebastian Fini (World Bicycle Relief) 4:07:24
3 – Georg Egger e Lukas Baum (Orbea Leatt Speed Company) 4:07:29

Classificação geral
1 – Wout Alleman e Hans Becking (Buff – Megamo) 8:48:20
2 – Nino Schurter e Sebastian Fini (World Bicycle Relief) + 32
3 – Matt Beers e Howard Grotts (Toyota-Specialized-NinetyOne) + 1:52

Feminino
Etapa 2
1 – Anne Terpstra e Nicole Koller (Ghost Factory Racing) 5:11:00
2 – Candice Lill e Mona Mitterwallner (Cannondale Factory Racing) 5:11:07
3 – Sofia Gomez Villafane e Samara Sheppard (Toyota-Specialized-Ninetyone) 5:11:25

Classificação geral
1 – Anne Terpstra e Nicole Koller (Ghost Factory Racing) 10:51:27
2 – Candice Lill e Mona Mitterwallner (Cannondale Factory Racing) + 1:13
3 – Sofia Gomez Villafane e Samara Sheppard (Toyota-Specialized-Ninetyone) +6:37

PRÓXIMA ETAPA
Nesta quarta-feira, a 3ª etapa da Absa Cape Epic tem 94 km desde Saronsberg Cellar, em Tulbagh, até Wellington, outra região famosa por suas sinuosas trilhas de singletrack. A corrida, assim como a previsão do tempo, promete ser quente.

AO VIVO
ETAPA 3

 

LEIA MAIS
Ultramaratona Cape Epic no Bikemagazine

Mais informações no site oficial do evento www.epic-series.com/capeepic