Cape Epic: Becking e Alleman vencem Schurter e Fini na 1ª etapa

HomeCompetiçõesCape Epic

Cape Epic: Becking e Alleman vencem Schurter e Fini na 1ª etapa

Tanto na prova da Elite dos homens quanto na das mulheres a etapa terminou com emocionantes chegadas em sprint

Na chegada da 1ª etapa Foto: Nick Muzik

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Hans Becking e Wout Alleman (Buff-Megamo) venceram nesta segunda-feira (18 de março) a 1ª etapa da ultramaratona Cape Epic, na África do Sul. No feminino, Anne Terpstra e Nicole Koller (Ghost Factory Racing) conquistaram a segunda vitória seguida. Tanto a corrida masculina quanto a feminina terminaram com emocionantes chegadas em sprint, após muita perseguição nos quilômetros finais.

Vitória para Becking e Alleman Foto: Nick Muzik

O holandês Becking e o belga Alleman chegaram na reta final com os líderes Nino Schurter e Sebastian Fini (World Bicycle Relief) e cruzaram com dois segundos de vantagem depois que a corrente de Fini quebrou. Matthew Beers e Howard Groots (Toyota-Specialized-NinetyOne) ficaram em terceiro, a 21 segundos.

Schurter e Fini seguraram a camisa de líder, com 1min10s de vantagem sobre Matt Beers e Howard Grotts e 1min30s sobre Becking e Alleman, em terceiro.

“Estou super feliz com a vitória na etapa”, disse Becking. “Ontem começamos em alta com o pódio e depois de cerca de 30 km hoje eu disse ao Wout que seria um dia muito bom para nós. Andamos bem e funcionou perfeitamente – Nino e Sebastian eram fortes demais para cair. Ainda assim, faltam seis dias e estou emocionado por já ter dois pódios no bolso”, comemorou.

No percurso da etapa Foto: Sam Clark

A corrida de elite masculina começou com um engavetamento de múltiplas bicicletas nos primeiros quilômetros, quando o pelotão deixou Saronsberg Cellar. Felizmente, nenhum competidor se machucou e nenhuma bicicleta ou componente teve danos. Após reagrupar e começar novamente, assim que o pelotão saiu da estrada de asfalto e entrou nas trilhas, Georg Egger e Lukas Baum (Orbea Leatt Speed ​​Company) atacaram.

Egger e Baum foram alcançados e os escapados seguiram juntos até o início de uma subida em torno da marca de 57km da etapa de 88km. Alleman aproveitou a oportunidade para atacar na íngreme subida do Fanti’s Pass, a 69 km. Neste ponto, apenas Schurter e Fini responderam, mas Beers e Grotts reapareceram surpreendentemente com 10 km pela frente.

Grotts, correndo bem apesar de duas quedas no dia, caiu novamente, deixando as duplas da Buff-Megamo e World Bicycle Relief sozinhas para disputar a finalização em sprint. “Tivemos nossos desafios hoje”, disse Beers. “Houve alguns acidentes e nós apenas lutamos para voltar todas as vezes.” Grotts acrescentou: “Para ser honesto, teria sido melhor poder economizar um pouco de energia hoje, mas considerando tudo, não perdemos tanto tempo. Ainda estamos no pódio, ainda na caça.”

As líderes Teprstra e Koller faturam sprint Foto: Nick Muzik

Na categoria Aramex Feminina, Teprstra e Koller e Candice Lill e Mona Mitterwallner (Cannondale Factory Racing) seguiram juntas até os metros finais. As líderes foram novamente a equipe mais forte do dia, conquistando sua segunda vitória. Na classificação geral, Lill e Mitterwallner estão um minuto atrás.

“Não tínhamos muita certeza do que esperar hoje”, disse Anne Terpstra. “Estávamos em um nível muito semelhante com a dupla da Cannondale – trabalhamos mais no começo e elas trabalharam mais no final. Rodamos no nosso próprio ritmo no início, depois a Cannondale foi bastante forte, mas abrimos uma pequena vantagem e tivemos um final muito emocionante.”

TOP 10 DA ETAPA 1
1 – Hans Becking x Wout Alleman (Buff Megamo) 3h 38′ 48″
2 – Nino Schurter – Sebastian Fini (World Bicycle Relief) +2″
3 – Matthew Beers – Howard Groots (Toyota-Specialized-NinetyOne) +21″
4 – Fabien Rabensteiner – Samuele Porro (fábrica Wilier Vittoria) +42″
5 – Georg Egger – Lukas Baum (Orbea Leatt Speed ​​​​Company) +4’02”
6 – Marc Pritzen – Tristan Nortje (Honeycomb Pro Ciclismo) +5’03”
7 – Simon Stiebjahn – Jakob Hartmann (Singer Racing) +5’27”
8 – Andreas Seewald – Marc Stutzmann (Canyon SIDI) +6’03”
9 – Martin Stosek – Petr Vakoc (Canyon SIDI 2) +6’51”
10 – Sergio Mantecón – Pawel Bernas (Scott Calabandida-Mazowsze) +6’51”

RESULTADOS COMPLETOS AQUI

PRÓXIMA ETAPA
A etapa 2 da Absa Cape Epic terá largada e chegada na Saronsberg Cellar, onde os participantes enfrentarão 97 km e 2.200 m de escalada. A maior parte da etapa será no Vale Witzenberg, onde o terreno arenoso e rochoso é um grande desafio.

VEJA AO VIVO

LEIA MAIS
Ultramaratona Cape Epic no Bikemagazine

Mais informações no site oficial do evento www.epic-series.com/capeepic