Tirreno-Adriático: Vingegaard vence a 5ª etapa e assume a liderança

HomeCompetiçõesCiclismo

Tirreno-Adriático: Vingegaard vence a 5ª etapa e assume a liderança

Com a vitória, Vingegaard abriu 54 segundos de vantagem para o espanhol Juan Ayuso na classificação geral; competição termina no próximo domingo

Vingegaard comemora a vitória em Valle Castellana – Foto de Gian Mattia D’Aberto/LaPresse

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação La Presse

O dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) conquistou a vitória na quinta etapa da Tirreno-Adriático nesta sexta-feira (8 de março) e assumiu a camisa azul de líder classificação geral. Vingegaard percorreu os 144km entre Torricella Sicura e o Valle Castellana em 3h28min27s a uma velocidade média de 42,44km/h.

Vingegaard teve a sólida ajuda de seus companheiros, que atacaram no pé dos 5,3km da subida San Giacomo e percorreu solo os 29km finais. Esta é a quinta vitória de Vingegaard na temporada e a primeira na Tirreno-Adriático.

Na segunda colocação, a 1min12s, chegou o espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates), que levou a melhor no sprint sobre o o australiano Jay Hindley (Bora-Hansgrohe). Com o resultado, Ayuso caiu para a vice-liderança geral, a 54 segundos de Vingegaard, mas reteve a camisa branca de líder da classificação de juventude. Hindley por sua vez galgou quatro colocações e agora é o terceiro na classificação geral, a 1min20s do novo camisa azul.

Momento do ataque decisivo de Vingegaard Foto de Fabio Ferrari/LaPresse

Vingegaard garantiu também a liderança da classificação de montanhas (camisa verde), com 15 pontos, contra 10 do italiano Isaac Del Toro (UAE Emirates).

“Sempre tivemos o plano de dar uma puxada hoje. A equipe rodou incrivelmente bem. O plano foi perfeitamente executado e estou realmente feliz em retribuir meus companheiros. Queríamos andar no gás total desde o pé da subida com Ben Tullet, Valter Attila e Steven Kruijswijk. Dedico esta vitória à minha esposa por todo o seu apoio”, declarou o novo líder, que admitiu não saber que a data de hoje era o Dia Internacional dos Direitos da Mulher.

A Tirreno-Adriático prossegue neste sábado com a sexta etapa. Serão 180km entre as localidades de Sassoferrato e Cagli/Monte Petrano, com chegada ao alto a 1.088 metros sobre o nível do mar.

RESULTADOS COMPLETOS

Results powered by FirstCycling.com

AS ETAPAS
Etapa 1 – 4 de março – Lido di Camaiore-Viareggio-Lido di Camaiore Tudor ITT, 10km
Etapa 2 – 5 de março – Camaiore-Follonica, 198km
Etapa 3 – 6 de março – Volterra-Gualdo Tadino, 220km
Etapa 4 – 7 de março – Arrone-Giulianova, 207km
Etapa 5 – 8 de março – Torricella Sicura-Valle Castellana, 146km
Etapa 6 – 9 de março – Sassoferrato-Cagli (Monte Petrano), 180km
Etapa 7 – 10 de março – San Benedetto del Tronto-San Benedetto del Tronto, 154km

Mais informações no site oficial www.tirrenoadriatico.it