Volta de Goiás: Igor Molina vence a primeira etapa; Pinda domina o pódio

HomeCompetições

Volta de Goiás: Igor Molina vence a primeira etapa; Pinda domina o pódio

Etapa de abertura teve 107km de extensão e muito calor; dupla da equipe de Pindamonhangaba escapou para a vitória logo após o retorno em Morrinhos

A dupla de Pindamonhangaba escapou após o retorno em Morrinhos – Foto de Tobias Ragonesi

Do Bikemagazine, em Caldas Novas
Fotos de divulgação/Tobias Ragonesi

O paulista Igor Molina (Pindamonhangaba Cycling Team) juntamente com seu companheiro de equipe Euller Magno Rabelo conquistou a vitória na etapa de abertura da Volta de Goiás nesta quarta-feira (13 de março). A dupla que escapou do pelotão pouco depois do retorno no trevo de Morrinhos, cruzou a chegada de mãos dadas. Molina completou os 107,6km em 2h34min16s.

O terceiro colocado foi Vinícius Silva dos Santos (Tatux Cycling Team) da categoria Sub-23, que cruzou a meta 21 segundos depois da dupla vitoriosa e assumiu a camisa branca de líder da classificação geral da Sub-23. Na classificação geral, Vinícius é o terceiro, a 27 segundos do líder.

“Eu ataquei antes do retorno, em uma descida, sem a intenção de ir embora, pois é difícil progredir sozinho. Depois de uma série de ataques e contra-ataques eu e o meu companheiro Euller conseguimos abrir uma vantagem do pelotão. Mesmo se a nossa fuga não vingasse, ainda assim seria bom para nossa equipe. Chegamos a abrir mais de dois minutos de vantagem”, contou Molina, campeão do ranking brasileiro de 2023.

Euller (frente) e Molina na fuga – Foto de Tobias Ragonesi

O resultado garantiu a Molina a camisa amarela de líder da classificação geral com quatro segundos de vantagem sobre seu companheiro de equipe Euller Magno, que garantiu a camisa verde de pontos e a camisa de bolinhas vermelhas de líder de montanhas.

“Este ano corri o Tour Colômbia pela seleção brasileira. Meu time está bem completo, com passista, montanheiro, sprintista. Hoje venci a primeira meta volante e o prêmio de montanha. Espero dar o nosso melhor e sair com a vitória no final”, resumiu Euller.

Pódio da etapa com cinco ciclistas da equipe de Pindamonhangaba – Foto de Marcos Adami

A equipe de Pindamonhangaba ainda emplacou Alan Maniezzo na quarta colocação do pódio da etapa. Na quinta colocação do dia ficou Wilson Gabriel (Emthos), vice-líder da classificação da Sub-23.

A esquadra de Pindamonhangaba lidera a classificação por equipes com 1min39s sobre o time de Indaiatuba.

A PROVA
A 21ª edição da Volta Ciclística de Goiás reúne até o próximo domingo (17 de março) 22 equipes (incluindo três estrangeiras) e um total de 129 ciclistas e é atualmente a maior volta de ciclismo do Brasil.  A competição conta pontos para o ranking nacional de ciclismo na classe 2B.

Prova conta com 22 equipes e 129 ciclistas – Foto de Tobias Ragonesi

Com algum atraso, a etapa começou com um deslocamento neutro pelas ruas de Caldas Novas. Num dia de bastante calor (na faixa dos 30 graus), o pelotão se manteve compacto até o retorno em Morrinhos.

A etapa foi marcada por várias quedas, algumas delas que envolveram dezenas de ciclistas. A dureza do relevo goiano foi outro desafio para o pelotão. No final, cerca de 20 ciclistas não concluíram a prova.

A Volta de Goiás continua nesta quinta-feira com a segunda etapa. Serão 128km de percurso entre Caldas Novas-Ipameri-Caldas Novas.

RESULTADOS COMPLETOS
volta_goias_stage1

Mais informações no site oficial www.magalhaessports.com.br

Giro d-italia