Grave queda tira Vingegaard, Evenepoel e Roglic da Volta ao País Basco

HomeCompetiçõesDestaque

Grave queda tira Vingegaard, Evenepoel e Roglic da Volta ao País Basco

Acidente no trecho final da 4ª etapa envolveu vários ciclistas; Jonas Vingegaard foi levado de ambulância, mas está consciente

Imagem dos ciclistas na queda da 4ª etapa

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Uma queda na 4ª etapa da Volta do País Basco, nesta quinta-feira (4 de abril), atingiu favoritos da temporada como Jonas Vingeggard (Visma-Lease a Bike), Remco Evenepoel (Soudal QuickStep) e Primoz Roglic (Bora-Hansgrohe).

O acidente ocorreu a 34,2 quilômetros da meta, em uma curva para a direita. Vários ciclistas caíram e alguns foram parar nas valas de drenagem de concreto que não estavam protegidas por nenhuma barreira ao lado da estrada.

Seis ciclistas tiveram que ser transportados ao hospital, incluindo Vingegaard e Jay Vine (UAE Team Emirates). Evenepoel foi mostrado mancando e com o braço direito próximo ao corpo. Já o líder da classificação geral, Roglic, já vítima de um acidente na etapa anterior, não se feriu gravemente, mas por causa da forte queda foi forçado a abandonar.

A corrida em si foi neutralizada pouco depois. A organização declarou: “O desfiladeiro de Untzilla foi cancelado e a corrida neutralizada até Eskoraitza. Os organizadores estão esperando que os médicos voltem ao pelotão.”

Louis Meintjes na vitória da etapa Foto: Sprint Cycling Agency

Depois de um longo atraso, a organização decidiu então que os ciclistas da fuga continuariam a lutar pela vitória da etapa. O próprio pelotão simplesmente iria até o fim, com a batalha da GC efetivamente neutralizada durante o dia. O vencedor foi Louis Meintjes (Intermarché-Wanty), que deixou Reuben Thompson (Groupama) e Karel Vacek (Burgos-BH) para trás a 10 quilômetros da meta e cruzou sozinho.

Meintjes disse que, mesmo cruzando a linha em primeiro, não pareceu uma vitória, dada a situação. “É uma pena. Isso tira um pouco do prazer. Pode ser uma vitória, mas não realmente. Espero que todos tenham uma recuperação rápida”, declarou.

Após os atendimentos hospitalares, algumas equipes já divulgaram o estado de seus ciclistas. Vingegaard teve fraturas nas costelas e clavícula, está estável e consciente. Já Evenepoel, segundo o boletim médico, teve fraturas na clavícula e escápula direita e vai passar por cirurgia na Bélgica.

VEJA A QUEDA