CIMTB Araxá: Karen Olímpio e Luiz Cocuzzi vencem Short Track

HomeCompetiçõesMountain bike

CIMTB Araxá: Karen Olímpio e Luiz Cocuzzi vencem Short Track

Outros sete títulos foram definidos no primeiro dia de provas; segunda etapa continua sábado e domingo, confira a programação

Karen Olímpio comemora a vitória no XCC

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/Alemão Silva

O primeiro dia de provas da 21ª edição da Copa Internacional de Mountain Bike em Araxá, nesta sexta-feira (26 de abril), contou com as provas de Short Track (XCC). Na mesma pista em que foi disputada a etapa da Copa do Mundo, na semana passada, alguns dos maiores atletas do mountain bike brasileiro e mundial estavam na disputa. Nas principais provas do dia, valendo pontos no ranking da UCI (União Ciclística Internacional), as vitórias foram de Karen Olímpio e Luiz Henrique Cocuzzi.

A primeira disputa foi da Super Elite feminina. Logo na largada, Karen Olímpio (Soul Cycles) e Isabella Lacerda (Scott Brasil) largaram na ponta, seguidas de perto pela Israelense Naama Noyman, pela mineira Hercilia Najara (Estilo Ventura Trek) e pela cazaque Tatyana Geneleva.

Os dois pequenos grupos se mantiveram nesta configuração até a quinta volta do circuito. Logo na primeira subida, Karen, atual campeã brasileira de XCO, atacou e abriu 14 segundos ao abrir a sexta e última volta da etapa – se mantendo na dianteira da prova até cruzar a linha de chegada como campeã do XCC. Isabella foi a segunda colocada e a israelense Naama ficou com a terceira colocação. Completaram o pódio Hercília Najara e Tatyana Geneleva, do Cazaquistão.

“É um grande prazer estar aqui em Araxá vivenciando tudo isso. Hoje foi emocionante mais uma vez. Sabia que seria uma prova bem tensa, e eu queria estar nessa disputa. A prova tem só 20 minutos, não dá pra pensar em muita coisa, ainda mais com a perseguição da Isabella a prova inteira. Mas consegui lançar um ataque e ser bem-sucedida para conseguir a vitória”, comentou a campeã do Short Track da Super Elite feminina em Araxá.

Cocuzzi na vitória do Short Track

A Super Elite masculina começou com roteiro bastante similar à disputa feminina: diversos atletas se estudando e procurando o melhor momento para atacar. Desta vez, Luiz Henrique Cocuzzi (Audax Racing Team), Alex Malacarne (Trinity Racing), José Gabriel (Squadra Oggi), Gustavo Xavier (Specialized Racing), Nicolas Machado (Sense Factory Racing) e o colombiano Diego Cuervo tiveram o protagonismo.

Os atletas se revezaram na ponta durante as seis primeiras voltas. E aí, mais uma vez, o script foi parecido com a disputa das mulheres: o ataque veio de Cocuzzi, que aproveitou a força e explosão para abrir distância na primeira colocação, onde se manteve até a bandeirada final. Na sequência, Gustavo Xavier e Nicolas Machado completaram as três primeiras colocações. Completaram o pódio José Gabriel Marques e Diego Arias, da Colômbia.

“Primeiro quero agradecer ao Rogério (Bernardes) por estar fazendo este grande evento em Araxá. A pista ficou incrível, ela nivelou bem para a gente poder correr em pelotão. A prova o tempo inteiro todo mundo junto, só na última volta pudemos decidir a prova. Cumpri o objetivo do dia, que era manter a camisa de líder. Estou muito feliz. Vamos com tudo para o domingo (28)”, comentou o campeão.

Disputa inédita: XCO Hors Class no Sub-23
A etapa de Araxá da CiMTB contou com uma grande novidade em 2024: a realização do Cross Country Olímpico (XCO) Sub-23 valendo pontos Hors Class no ranking da UCI – como acontece em outras competições pelo mundo, com a chancela da organização internacional. As provas das categorias feminina e masculina aconteceram nesta sexta, coroando Luiza Cocuzzi (Houston Bike) e Alex Malacarne (Trinity Racing Team), que no último sábado conquistou a histórica terceira colocação na etapa da Copa do Mundo realizada na cidade.

“Fiquei a corrida inteira só relembrando os momentos da Copa do Mundo. Nas subidas eu sentia como se fosse naquele dia, com o público me empurrando. Foi muito legal ter esse flashback. Muito feliz com a vitória, espero que tenha sido só a primeira do final de semana”, disse Malacarne.

Luiza conquistou a vitória em uma disputa particular com Sabrina Oliveira (Caloi Henrique Avancini Team), e classificou a prova como duríssima.

“O XCO aqui em Araxá está bem técnico, tanto nas subidas quanto nas descidas. A vitória é inexplicável. É uma sensação de êxtase: ver tudo o que a gente vem trabalhando e conseguir colocar em prática, é maravilhoso”, disse a jovem atleta.

Lembrando que mesmo quem competiu na prova exclusiva do XCO Sub-23 desta sexta também poderá disputar a prova do XCO no domingo (28).

Campeãs e campeões em outras categorias

A primeira competição do XCC do dia foi a Geral Feminina, com a ciclista Nina Carvalho campeã após 6 voltas, com 22min19. A bateria seguinte foi a das bikes elétricas, vencida por Juarez Campolina, completando 7 voltas em 18min40. Na Máster, o campeão foi novamente Divonei Bispo, completando 6 voltas em 19min08. Vinicius Lacerda venceu a Cadete com o tempo de 18min31 e Miguel Elias venceu a Teen em 18min047, repetindo a vitória da primeira etapa em Nova Lima.  Antes das Super Elites, os atletas da Júnior entraram na pista, com a vitória de Henrique Bravo, com 6 voltas completadas em 17min46.

Sábado e domingo

Neste sábado (27) a competição começa cedo: às 8h20 acontece a largada do XCO E-MTB, das categorias Pro (masculina e feminina) e Master masculina. Às 10h20 largam as categorias Sub-15, Sub-17, Sub-12 e Júnior do XCO. No período da tarde, é a vez da Maratona, com largada a partir de 14h, para as seguintes categorias: E-MTB Young, E-MTB Sênior Masculina, E-MTB feminina, Ultra, Expert, Cadete, Master, Segurança Pública, Veterano, Peso Pesado, PcD, Duplas, Open Feminina, Sênior Feminina, Turismo e Hand-Bike.

Domingo (28) é o terceiro e último dia da CiMTB, exclusivo para a disputas do XCO. Serão 4 baterias: Largada 1, às 8h, Sub-55, Ultra, Sub-60, Sub-65 e Over-65; Largada 2, às 10h, Sub-30, Sub-35, Sub-40, Sub-45 e Sub-50; Largada 3, às 12h, com as categorias exclusivas femininas Elite Hors Class, Júnior, Sub-17, Sub-15, Sub-40, Sub-50, Over-50, Sub-12; e Largada 4, às 14h, Elite Hors Class masculina.