Copa do Mundo: Riley Amos vence XCO da Sub-23; Alex Malacarne é 3º em Araxá

HomeCompetiçõesMountain bike

Copa do Mundo: Riley Amos vence XCO da Sub-23; Alex Malacarne é 3º em Araxá

Brasileiro da equipe Trinity conquista seu melhor resultado no cross country em etapas da Copa do Mundo; confira resultados completos

Riley Amos em ação no XCO da Sub 23 em Araxá

Marcos Adami/Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O paranaense Alex Malacarne (Trinity Racing) conquistou a melhor colocação em uma Copa do Mundo neste sábado (20 de abril) na prova de cross country da categoria sub-23 em Araxá. Malacarne, de 22 anos, fez uma corrida consistente, assumiu a terceira colocação antes da metade da prova e manteve até o final. Malacarne terminou a apenas  19 segundos do vencedor.

“É inacreditável sentir tudo isso. Foi a primeira vez com duas etapas da Copa do Mundo em dois finais de semana seguidos com uma atmosfera espetacular. Deixo minha gratidão a todo o povo brasileiro. A temporada está só começando”, comemorou o atleta, que reside na cidade de Medianeira (PR).

O brasileiro não escondeu a emoção da conquista de seu melhor resultado em Copas do Mundo

Vale lembrar que Malacarne foi o vencedor do reality “O Próximo Pro”, em 2018, cujo prêmio era um lugar na equipe Specialized Racing BR. Foi sua primeira vez em uma equipe com estrutura profissional e, a partir daí, sua trajetória foi evoluindo rapidamente. Leia mais sobre Malacarne no Bikemagazine

O brasileiro Alex Malacarne em terceiro lugar no pódio do XCO em Araxá

A vitória foi do norte-americano Riley Amos (Trek-Pirelli), que conquistou sua quarta vitória consecutiva e repetiu o resultado de Mairiporã )SP). Amos completou as sete voltas no percurso de 3,6km em 1h01min51s. O suíço Finn Treudler (Cube) foi o segundo, a 7 segundos, em seu segundo pódio em uma Copa do Mundo.

Na largada, Amos assumiu a frente, mas, assim como na semana passada, encontrou resistência de Finn Treudler (Cube Factory Racing) e Luca Martin (Orbea Factory Team), e os três se juntaram a Bjorn Riley (Trek Future Racing) para formar um quarteto de líderes que abriram uma vantagem significativa.

Treudler atacou e rodou solo durante grande parte da primeira volta, mas a dupla norte-americana alcançou o escapado na segunda volta para formar um trio, com um grupo de quatro pilotos a cerca de 12 segundos de distância rumo à terceira volta.

Amos e Treudler seguiram fortes na quarta volta e deixaram Riley para trás, que se juntou ao brasileiro Alex Malacarne para formar uma dupla de perseguição.

Riley Amos encerra temporada no Brasil com quatro vitórias consecutivas

Amos assumiu a liderança na penúltima volta e abriu vantagem de nove segundos na última volta, rodando com confiança para conquistar a vitória.

“Foi difícil. Eu vi minha oportunidade e fui em frente e tive a sorte de dar certo. Mas Finn foi incrível, Alex fez uma corrida incrível, então tive sorte. Eu estava tentando acelerar nas descidas, estourando os pedais por pouco, pendurado na bicicleta, prendendo meu câmbio em algumas pedras, estive no limite durante toda a corrida. Estou muito feliz que deu certo e cheguei à linha. Obrigada por nos trazer ao Brasil, adorei”, comemorou o vencedor.

Malacarne esteve sempre os líderes e garantiu seu melhor resultado em etapas da Copa do Mundo na terceira colocação

A prova reuniu um total de 63 atletas de 23 países e o Brasil contou com 11 inscritos. A volta mais rápida no percurso foi do canadense Cole Punchard com o tempo de 8min44s a 24.85km/h de velocidade média.

RESULTADOS COMPLETOS:

Results powered by FirstCycling.com

RESULTADOS-COMPLETOS-XCO-SUB-23-MASCULINO

Confira nossa cobertura no Instagram do Bikemagazine

Programação
A etapa em Araxá termina neste domingo com o XCO, com transmissão ao vivo da Elite no Youtube do TNT Sports. As mulheres largam às 13h15 e os homens às 15h30.

Domingo, 21 de abril
10h30 – Copa do Mundo UCI Cross Country Olímpico | Feminino Sub-23
13h15 – Copa do Mundo UCI Cross Country Olímpico | Elite feminina
15h30 – Copa do Mundo UCI Cross Country Olímpico | Elite masculina

LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB no Brasil