Copa do Mundo de MTB: Sam Gaze e Evie Richards vencem XCC em Mairiporã

HomeCompetições

Copa do Mundo de MTB: Sam Gaze e Evie Richards vencem XCC em Mairiporã

Vencedor levou a melhor no sprint sobre o alemão Luca Schwarzbauer e o chileno Martin Vidaurre; confira os resultados completos

Largada do short track em Mairiporã

Marcos Adami/Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O neozelandês Samuel Gaze (Alpecin-Deceuninck) venceu a prova de short track neste sábado (13 de abril) em Mairiporã (SP), na etapa de abertura da Copa do Mundo de MTB. Gaze, atual campeão mundial da modalidade XCC, esteve sempre bem colocado no pelotão e fechou o cronômetro com o tempo de 20min17s (29,2km/h).

O vencedor levou a melhor no sprint sobre o alemão Luca Schwarzbauer (Canyon) e sobre o chileno Martin Vidaurre (Specialized), que completaram o pódio na segunda e terceira colocação respectivamente.

O campeão mundial de XCC Sam Gaze na disputa

“Foi muito difícil as últimas duas semanas. Difícil focar na minha tarefa de conseguir os pontos, mas estou sempre entregando uma boa performance. O calor é um fator aqui e a intensidade da prova também”, disse o vencedor, que registrou a volta mais rápida da competição com o tempo de 2min09suma e velocidade média de 30,4km/h.

Para Vidaurre, competir no Brasil é sempre incrível. “Levei quase um ano para estar no pódio novamente, mas aqui estou”, disse o chileno.

A prova reuniu 40 ciclistas de 19 países que deram 8 voltas no circuito de 1.100 metros. Entre os brasileiros, a melhor colocação foi do baiano Ulan Galinski (Caloi-Henrique Avancini), que terminou na 27ª colocação, a 21 segundos de Gaze. José Gabriel concluiu na 38ª colocação.

TOP 10
1 – Sam Gaze 20’17”
2 – Luca Schwarzbauer m.t.
3 – Martin Vidaurre m.t.
4 – Victor Koretzky +1″
5 – Thomas Litscher +2″
6 – Joshua Dubau +3″
7 – Jordan Sarrou +5″
8 – Nino Schurter +6″
9 – Simon Andreassen +6″
10 – Jens Schuermans +8″

RESULTADOS COMPLETOS
resultado-xcc-masculino-elite

A campeã britânica Evie Richards comemora em Mairiporã

No feminino, a vitória foi da britânica Evie Richards (Trek-Pirelli) que completou as 7 voltas em 20min21s. Na segunda colocação ficou a australiana Rebecca Henderson (Primaflor-Mondraker) a 7 segundos e a suíça Alessandra Keller completou o pódio na terceira colocação, a 9 segundos.

Richards também comentou sobre o calor em Mairiporã. “É muito quente aqui comparado com o Reino Unido. Mas é legal e bom estar em um lugar ensolarado”, disse.

Alessandra Keller (Thomus-Maxon), de 28 anos, se diz preparada para a prova de cross country amanhã (14 de abril):

“Estou muito feliz com a corrida de hoje. Eu fiz muita força hoje, mas não dei tudo. Amanhã é outro dia importante”, afirmou a suíça.

A prova contou com 40 ciclistas de 19 países. Raiza Goulão, única brasileira na disputa, não completou.

TOP 10
1 – Evie Richards 20’21”
2 – Rebecca Henderson +7″
3 – Alessandra Keller +9″
4 – Jenny Rissveds +19″
5 – Kate Courtney +21″
6 – Sina Frei +21″
7 – Haley Batten +24″
8 – Anne tauber +25″
9 – Jennifer Jackson +25″
10 – Greta Seiwald +26″

RESULTADOS COMPLETOS
resultado-xcc-feminino-elite

Neste domingo, a etapa de Mairiporã tem suas últimas disputas, do XCO da Elite feminino e masculino, ambas transmitidas ao vivo no YouTube da TNT Sports Brasil. As mulheres largam às 13h15 e os homens às 15h30.

LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB no Brasil

Giro d-italia