Copa do Mundo: Koretzky e Haley Batten vencem XCC em Araxá

HomeCompetiçõesMountain bike

Copa do Mundo: Koretzky e Haley Batten vencem XCC em Araxá

Francês conquista prova de short track ao atacar nos últimos metros e deixar seu colega de equipe, Blevins, em segundo lugar

O francês Victor Koretzky na vitória do XCC em Araxá Foto: Michal Cerveny

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O francês Victor Koretzky (Specialized Racing Team) venceu neste sábado (20 de abril) a prova de Short Track (XCC) da Elite na Whoop UCI MTB World Series, a Copa do Mundo de MTB, cuja segunda rodada está sendo disputada em Araxá (MG). Na prova de XCC da Elite das mulheres, a vencedora foi a norte-americana Haley Batten, também da Specialized Racing Team.

Koretzky encerrou a disputa com vantagem de 3 segundos sobre Christopher Blevins, seu colega de equipe. O sul-africano Alan Hatherly (Cannondale Factory Racing) foi o terceiro, a 4 segundos. Jordan Sarrou (BMC) foi o quarto, a 5 segundos, e Luca Schwarzbauer (Canyon) o quinto, também a 5 segundos.

Victor Koretsky (2) na passagem pelo setor de saltos na pista de Araxá – Foto de divulgação

“Estava a todo vapor até a linha de chegada. Chris estava super forte e fez um trabalho incrível. Estamos felizes por ambos estarmos no pódio, é incrível para a equipe Specialized novamente. Haley venceu no feminino, eu ganhei nos homens, Chris terminou em segundo, então é super legal, e o clima aqui no Brasil é incrível. Nós gostamos muito, mal posso esperar para amanhã”, comemorou Koretzky.

Pódio do Short Track em Araxá Foto: Michal Cerveny

A prova começou com o chileno Martin Vidaurre (Specialized) na ponta. O britânico Charlie Aldridge (Cannondale) tentou assumir a liderança, mas caiu em uma área plana sem dificuldades técnicas depois de perder o controle da roda dianteira.

Schwarzbauer conseguiu tomar a frente e os demais seguiram forte atrás do alemão. Tanto Sarrou quanto Koretzky seguraram bem o ritmo e suas posições. As duras subidas do percurso não permitiam fugas e a igualdade fez com que todos trabalhassem juntos. Sarrou conseguiu ultrapassar Schwarzbauer, mas logo foi alcançado. Na volta final, Koretzky e Blevins tomaram a dianteira.

Joshua Dubau (Decathlon Ford Racing Team) caiu na primeira parte da disputa e teve que abandonar. O atleta da equipe Decathlon-Ford foi levado ao hospital com suspeita de fratura no cotovelo.

Do Brasil, apenas Ulan Galinski (Henrique Avancini Racing Team) disputou a prova e foi o 27º, a 20 segundos.

Confira nossa cobertura no Instagram do Bikemagazine

RESULTADOS

Results powered by FirstCycling.com

Pódio do XCC das mulheres em Araxá Foto: Michal Cerveny

Na prova feminina, com 40 competidoras, Haley Batten esperou até a última volta para começar seu ataque. Linda Indergand (Liv Cycling) e Savilia Blunk (Decathlon Ford Racing Team) ficaram em 2º e 3º.

O momento decisivo da disputa ocorreu na penúltima volta quando Alessandra Keller (Thomus Maxon), que estava na 4ª colocação, tocou brevemente na roda traseira de Indergand na subida final e caiu. Como resultado, todo o grupo líder atrás de Keller teve que desacelerar brevemente, enquanto o trio da frente, com Batten, Indergand e Blunk, conseguiu se afastar.

Com uma forte aceleração na volta final, Keller lutou para voltar à roda traseira de Blunk, mas perdeu no sprint e ficou em 4º lugar. Jennifer Jackson (Liv Cycling) foi a 5ª.

Haley Batten comemora sua vitória Foto: Michal Cerveny

“O percurso foi realmente complicado, o posicionamento foi muito importante, mas foi muito difícil de executar porque o pelotão foi constante durante toda a corrida, então às vezes peguei a frente, talvez um pouco mais do que deveria. Mas eu me senti muito forte e tentei ser inteligente quanto ao meu esforço. Aquela última volta eu sabia que era crucial e é para isso que treino”, disse a vencedora.

Do Brasil, Karen Olimpio (Soul) terminou no 32º lugar, a 1min32s. Isabella Lacerda foi a 35ª e Hercilia Najara a 36ª. Raiza Goulão não disputou.

RESULTADOS

Results powered by FirstCycling.com

 

Short Track Masculino e Feminino Sub-23 em PDF
Resultado Elite masculino
Resultado Elite feminino

Programação
A etapa em Araxá termina neste domingo com o XCO, com transmissão ao vivo da Elite no Youtube do TNT Sports. As mulheres largam às 13h15 e os homens às 15h30.

Domingo, 21 de abril
10h30 – Copa do Mundo UCI Cross Country Olímpico | Feminino Sub-23
13h15 – Copa do Mundo UCI Cross Country Olímpico | Elite feminina
15h30 – Copa do Mundo UCI Cross Country Olímpico | Elite masculina

LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB no Brasil