Copa do Mundo: Pidcock vence XCO em Nove Mesto; Schurter em 2º

HomeCompetiçõesDestaque

Copa do Mundo: Pidcock vence XCO em Nove Mesto; Schurter em 2º

Campeão mundial e campeão olímpico, britânico da Ineos-Grenadiers está de volta ao mountain bike; confira resultados completos

Pidcock comemora sua vitória solo em Nove Mesto

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/UCI/Michal Cerveny

O campeão mundial e campeão olímpico de MTB XCO, o britânico Tom Pidcock (Ineos Grenadiers), venceu neste domingo (26 de maio) a prova de cross country da Whoop UCI MTB World Cup, a Copa do Mundo de MTB, na etapa de Nove Mesto, na República Tcheca. Essa foi sua quarta vitória seguida em Nove Mesto.

Logo depois do sucesso de sua companheira de equipe, a também campeã mundial Pauline Ferrand-Prevot (leia mais aqui) na disputa das mulheres, Pidcock, em seu retorno ao MTB depois de começar a temporada na estrada, cruzou com vantagem de 32 segundos sobre o suíço Nino Schurter (Scott-Sram), o único que conseguiu o acompanhar após seu forte ataque na quarta volta.

Marcel Guerrini (BIXS Performance Race Team) foi o terceiro, a 44 segundos. Charlie Aldridge (Cannondale Factory Racing), muito ativo na primeira parte da corrida, terminou em quarto lugar ao ultrapassar Mathis Azzaro (Decathlon Ford) no sprint, a grande surpresa do dia, a 46 segundos.

“Posso estar bastante satisfeito com a minha primeira corrida do ano ”, disse o vencedor depois, no seu característico estilo discreto. Pidcock admitiu ter tido dificuldades no início da corrida, e que encontrou seu ritmo quando chegou na frente.

Pódio do XCO em Nove Mesto

Luca Schwarzbauer (Canyon CLLCTV XCO) começou na frente, com Filippo Colombo (Scott-Sram MTB Racing Team) e o vencedor do XCC de sábado, Victor Koretzky (Specialized Racing Team). Um acidente em alta velocidade mais abaixo no grid derrubou um grande número de competidores antes mesmo deles entrarem no percurso.

Tom Pidcock passou com segurança e chegou ao loop inicial na 20ª posição. Nino Schurter estava bem posicionado entre os cinco primeiros. Depois da forte chuva que caiu na sexta-feira, o percurso estava quase completamente seco e incrivelmente rápido.

Quando chegaram à primeira volta, não havia grandes lacunas. O campeão britânico Charlie Aldridge (Cannondale Factory Racing) ia bem na quarta posição, com Tom Pidcock em 15º, dez segundos atrás dos líderes. Uma longa fila liderada por Koretzky acelerou e Schurter aproveitou para aumentar o ritmo.

Schurter e Pidcock na disputa

Pidcock, ao encontrar seu compatriota Aldridge, teve um período de recuperação enquanto Schurter voltava para a ponta e avançava. Pidcock conseguiu abrir vantagem na subida após 35 minutos de disputa. Apenas Schurter e Koretzky conseguiram responder, com o francês lutando para não perder o lugar.

Uma volta depois, Pidcock acelerou novamente na mesma subida e conseguiu vantagem de seis segundos sobre Schurter. Após uma hora de corrida, Pidcock estava 24 segundos à frente de Schurter, que rodava forte e seguro para terminar em segundo lugar, enquanto um grande grupo iria lutar pelo lugar restante do pódio.

Do Brasil, Ulan Galinski (Caloi Henrique Avancini) foi o 31º, a 3min52s, e Gustavo Xavier (Specialized Racing Br) o 55º, a 6min27s.

RESULTADOS COMPLETOS

Results powered by FirstCycling.com

 

LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB no Bikemagazine