Nicolas Machado é bicampeão brasileiro de MTB Maratona

HomeCompetiçõesMountain bike

Nicolas Machado é bicampeão brasileiro de MTB Maratona

Campeão no ano passado, Ben 10 completou o percurso de 80km com 1.930 metros de altimetria acumulada em 3h31min11s; no feminino o título ficou com Ana Laura Oliveira de Moraes

Machado completou o percurso de 80km com 1.930 metros de altimetria em 3h31min11s – Foto de Jhon Lenno Prado

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

O mineiro Nicolas Machado (Sense), conhecido como Ben 10, conquistou no domingo (5 de maio) o bicampeonato brasileiro de mountain bike marathon (XCM). Campeão no ano passado, Ben 10 completou o percurso de 80km com 1.930 metros de altimetria acumulada em 3h31min11s. A etapa única que definiu os campeões e campeãs nacionais de XCM foi realizada na cidade de Campo do Brito, em Sergipe.

A prova foi organizada pela Federação Sergipana de Ciclismo, Confederação Brasileira de Ciclismo em parceria com o Brito Bike Clube, Prefeitura Municipal de Campo do Brito e o Governo do Estado de Sergipe, por intermédio da Secretaria Estadual do Esporte e Lazer.

As categorias Elite (masculino e feminino), Masters Sub 30/A1/A2/B1 e B2 masculino percorreram o trajeto maior de 80km de extensão e 1.930 metros de ascensão total. As categorias Masters feminino, Master C1, C2, D1 e D2 masculino correram em um circuito reduzido com cerca de 62km e 1.480m de altimetria acumulada.

RESULTADOS COMPLETOS
resultado-completo-brasileiro-xcm

“Este título nacional é de extrema importância. Como alguém que lutou muito para conquistá-lo na primeira vez, ser bicampeão brasileiro é uma realização que me deixa incrivelmente feliz e evidencia minha consistência e versatilidade. Competir em longas provas de resistência como a de hoje e também em provas curtas de XCC, que têm duração de 20 minutos, é gratificante”, ressaltou o bicampeão.

Na segunda colocação ficou Carlos Alberto Fernandes Olímpio (Colli Cells Team) com o tempo de 3h33min57s. Flávio de Jesus Lobo Neto completou o pódio na terceira colocação depois de 3h34min05s de prova.

O pódio da elite masculina em Campo de Brito (SE) – Foto de Ademarcos FotoArts 

Além da dureza do trajeto, os competidores tiveram que superar outras adversidades. Durante a última semana as chuvas na região tornaram o desafio ainda mais difícil e mesmo com o tempo firme do domingo, a lama e o terreno escorregadio ainda estavam bem presentes no percurso, assim como o calor e a umidade; por conta disso a prova teve muitos pneus furados, tombos, bikes quebradas e atletas com cãibras.

“A prova de hoje foi muito desafiadora. Defender o título é sempre muito difícil, já que todo mundo almeja ser um campeão brasileiro e vestir essa camisa. A maiores dificuldades foram nas trilhas da região, que eram bastante cascalhadas e o clima extremamente quente. Foi uma maratona técnica e extremamente difícil, que valeu o título brasileiro”, completou Ben 10.

Provas definiram os campeões e campeãs das categorias elite, sub-23 e masters – Foto de Ademarcos FotoArts

No caminho para o bicampeonato, Ben 10 atacou junto com outros ciclistas favoritos ao título em uma subida de cascalho bastante técnica, pouco depois do terceiro ponto de apoio, com 45km de prova. Nicolas conseguiu destacar-se abrindo uma certa vantagem de seus adversários.

Daí para frente, o ciclista da Sense Factory Racing pedalou sozinho, superou mais algumas subidas duras com muita lama e descidas técnicas para cruzar a meta com tranquilidade para o bicampeonato.

Pódio da categoria elite feminina – Foto de Ademarcos FotoArts 

Na elite feminina, a vitória foi de Ana Laura Oliveira de Moraes (Houston Bike Team), que concluiu a prova em 4h22min03s. A segunda colocação ficou com sua companheira de equipe Luiza Cocuzzi, que cruzou a meta em 4h33min52s. Isabela Lacera (Scott) completou o pódio na terceira colocação com o tempo de 4h36min42s.

Mais informações no site do evento britobikeclube.com.br