Pan de Ciclismo: Brasil conquista ouro e bronze na Junior

HomeCompetiçõesCiclismo

Pan de Ciclismo: Brasil conquista ouro e bronze na Junior

A vitória foi decidida em um sprint entre 5 ciclistas e o brasileiro levou a melhor; o Brasil ainda garantiu o bronze com Matheus Constantino

Brasil garantiu o ouro e o bronze na Júnior com Guilherme Lino e Matheus Constantino

Do Bikemagazine
Foto de divulgação Alan Modesto

O ciclista de Barra Mansa (RJ) Guilherme Assis Moreira Lino conquistou nesta quinta-feira (23 de maio) a medalha de ouro na prova de estrada do Campeonato Pan-Americano de Ciclismo. Conhecido no pelotão como “Katraquinha”, Guilherme Lino completou as nove voltas no percurso de 11,8km (106,2km) montado na Via Cambuí em 2h40min15s.

A vitória foi decidida em um sprint entre cinco ciclistas e o brasileiro levou a melhor. A medalha de prata ficou com o colombiano Juan Loaiza Restrepo e o paranaense de Rolândia, Matheus Constantino, garantiu o bronze.

“A corrida foi movimentada, com nossa equipe sempre na frente do grupo, impondo ritmo e estudando os adversários. Esta vitória não é apenas minha, mas de toda a equipe, que realizou um trabalho extraordinário até os momentos finais. Estou extremamente feliz por conquistar este título tão importante em casa, contando com o apoio de toda a torcida brasileira”, declarou o ciclista que integra a equipe portuguesa Landeiro KTM ACR Roriz Cycling Academy.

Ainda na tarde de quinta-feira, na prova de Resistência da Júnior feminino, a decisão foi no sprint e a vitória foi da colombiana Luciana Betancur, que fez o tempo de 1h47min57seg222 para as cinco voltas no circuito. O segundo lugar foi da chilena Javier Muñoz, com1h47min57s222, enquanto o terceiro foi da uruguaia Florência Agazzi, com 1h47min57s222. A brasileira Catherine Vieira ficou com o quarto lugar, com o mesmo tempo.

No feminino a vitória foi colombiana Luciana Betancur – Foto de Alan Modesto

RESULTADOS COMPLETOS
resultado retificado prova estrada men junior – panamericano 2024

Penta de Vargas
Na disputa pelo título da crono individual na categoria elite masculina, o colombiano Walter Vargas conquistou seu quinto título pan-americano de crono individual. Vargas, de 32 anos, integra a equipe UCI Continental Team Medellin.  O colombiano completou os 35,1km (três voltas no percurso de 11,8km) em 42min44s e assegurou sua quinta medalha de ouro continental na modalidade. Vargas tem no currículo 13 corridas UCI, e atualmente está em 421º lugar no ranking UCI.

A medalha de prata ficou com o panamenho Franklin Archibold, a 1min15s. O venezuelano Orluis Aular concluiu a 1min30s e garantiu a medalha de bronze.

O Brasil teve dois representantes na prova. Diego Mendes terminou na sétima colocação, a 3min06s, e João Pedro Rossi foi o 11° colocado, a 3min57s. A prova contou com 27 ciclistas.

RESULTADOS COMPLETOS


Results powered by FirstCycling.com

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira – 23/05 – 8h – 16h30
CRI Elite Masculino / ITT Men Elite (35,1km) – Percurso Oficial / Race Course
Estrada Junior Feminino / Road Race Women Junior (59km)
Estrada Junior Masculino / Road Race Men Junior (106,2km)

Sexta-feira – 24/05 – 10h – 15h
Estrada Sub-23 Masculino / Road Race Men U23(159,4km) Percurso Oficial/ Race Course

Sábado – 25/05 – 9h – 13h30
Estrada Elite Feminino / Road Race Women Elite (111,3km) Percurso Oficial/ Race Course

Domingo – 26/05 – 8h – 14h
Estrada Elite Masculino / Road Race Men Elite (206,4km) Percurso Oficial/ Race Course

LEIA MAIS:
Pan de Ciclismo: elite masculina terá 206,4km com 4.500m de altimetria
Brasil terá Nicolas Sessler e Tota Magalhães no Pan; confira os convocados