Pan de Ciclismo: Venezuela ouro, Grenada prata e Colômbia bronze

HomeCompetiçõesCiclismo

Pan de Ciclismo: Venezuela ouro, Grenada prata e Colômbia bronze

Venezuela é ouro com Leangel Linarez; a medalha de prata ficou com Red Walters, de Grenada, e a medalha de bronze com o colombiano Wilmar Paredes

Foto

Leangel Linarez comemora o título panamericano em São José dos Campos – Foto de Alan Modesto

Do Bikemagazine
Fotos de Alan Modesto

A última medalha de ouro do Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada ficou com a Venezuela. O venezuelano Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) venceu a prova de estrada da elite masculino.

Disputada sob chuva em boa parte do percurso, a prova deste domingo reuniu 83 ciclistas que percorreram 206,4km a 48,03km/h de velocidade média. Linarez arrancou no último aclive, pouco antes da chegada, se antecipou ao sprint do pelotão e cruzou a meta com o tempo de 4h17min48s.

“A corrida foi extremamente desafiadora. Aconteceu uma longa fuga que começou logo na primeira metade da prova e só foi alcançada nos últimos quilômetros. Quando o pelotão ficou compacto, busquei uma boa posição para o sprint final e fiquei imensamente feliz com a vitória. Parabenizo a todos os envolvidos pela excelente organização do campeonato”, destacou Linarez, que tem no currículo duas vitórias de etapa na Volta a Portugal e quatro na Volta do Alentejo entre 2022 e 2024.

Com ajuda do photo finish a segunda colocação ficou com o ciclista de Grenada Red Walters, a 3 segundos de Linarez. Com o mesmo tempo, o colombiano Wilmar Paredes concluiu na terceira colocação (mesmo tempo) e garantiu a medalha de bronze.

Pelotão largou com 83 ciclistas. Boa parte do percurso foi sob chuva – Foto de Alan Modesto

O melhor brasileiro foi Kleber Ramos (Pindamonhangaba Cycling Team), com o oitavo lugar.

RESULTADO

Ouro – Leangel Linarez – Venezuela – 4h17min48
Prata – Red Walters – Grenada – 4h17min51s
Bronze – Wilmar Paredes – Colômbia – mt

Pódio da elite masculina com Venezuela, Grenada e Colômbia

No quadro de medalhas, a Colômbia triunfou com quatro medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze. O Brasil foi o segundo com duas de ouro, uma de prata e duas de bronze. Os Estados Unidos concluíram em terceiro, com duas de ouro e uma de prata.

A competição reuniu mais de 350 ciclistas de 31 países e foi o último grande evento do Continente Americano antes dos Jogos Olímpicos de Paris.

Resultados completos aqui