Criterium du Dauphine: Roglic é campeão por 8 segundos

HomeCompetiçõesCiclismo

Criterium du Dauphine: Roglic é campeão por 8 segundos

Carlos Rodriguez é o vencedor da etapa final; Jorgenson, em segundo, ameaçou título de Roglic no final; confira resultados completos

Roglic na etapa final da corrida Criterium du Dauphine 2024

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/ASO

Primoz Roglic (Bora-Hansgrohe) conquistou neste domingo (9 de junho) o título de campeão da prova Criterium du Dauphine 2024 depois de um final com emoção. O esloveno, que perdeu a corrida no último dia na edição de 2020, esteve perto de ser derrubado novamente na subida final ao Plateau des Glieres. Mas fez força e conseguiu terminar com 8 segundos sobre Matteo Jorgenson (Visma-Lease a bike) na classificação geral. Derek Gee (Israel-Premier Tech) foi o terceiro, a 36 segundos.

Roglic, que venceu a Dauphiné em 2022, começou a etapa final com 1min02s de vantagem sobre Jorgensen. Vacilou na subida final, sob ataque da Ineos Grenadiers, que trabalhava para Carlos Rodriguez, que conseguiu vencer a etapa, com Jorgenson em segundo.

Carlos Rodriguez foi o vencedor da etapa final

A largada foi dada às 10h26 para 103 pilotos. Sepp Kuss (Visma-Lease a Bike), Ryan Gibbons (Lidl-Trek), Clement Champoussin (Decathlon-Ag2R), Mark Donovan (Q36.5), Tom Paquot (Intermarché-Wanty) e Harold Tejada (Astana) não largaram . Várias tentativas de ataque ocorreram no Col de la Forclaz (km 14,2), de categoria 1. Perto do topo, surgiu um grupo de cinco, incluindo Bart Lemmen (Visma-Lease a bike), Marc Soler (UAE Team Emirates), Nicolas Prodhomme (Decathlon-Ag2R), Sean Quinn (EF Education-Easypost) e o camisa de bolinhas titular Lorenzo Fortunato (Astana).

Depois, foram perseguidos por Tim Wellens (UAE Team Emirates), Bruno Armirail (Decathlon-AG2R), David Gaudu (Groupama-FDJ), Omar Fraile (Ineos Grenadiers), Eduardo Sepulveda (Lotto Dstny) e Guillaume Martin (Cofidis). Os dois grupos se fundiram após 25 km percorridos. No topo de La Forclaz, Fortunato somou 10 pontos ao seu KOM e conquistou mais dois na subida de categoria 3 Col des Esserieux.

O pelotão, liderado pelos Ineos-Grenadiers, aumentou o ritmo faltando 50 km para o final. No fim da última subida, os nove líderes tinham apenas 45 segundos de vantagem sobre o grupo controlado pelos companheiros de Roglic e pelo hiperativo Mads Pedersen (Lidl-Trek).

A fuga se desintegrou na subida e Giulio Ciccone (Lidl-Trek) atacou faltando 8 km, pegou os fugitivos e seguiu sozinho. Mas o italiano foi refreado três quilômetros depois, quando Laurens de Plus assumiu as rédeas, com Carlos Rodriguez na roda. O duplo ataque fez Roglic perder o ritmo e o esloveno não conseguiu reagir quando a dupla da Ineos-Grenadiers acelerou junto com Jorgenson, Derek Gee e Santiago Buitrago. O norte-americano trabalhou duro com Rodriguez e Gee para aumentar a vantagem e liderou na reta final, apenas para ser ultrapassado por Rodriguez na linha. Roglic cruzou a meta 48 segundos depois.

“É uma loucura poder vencer a corrida depois de tudo o que aconteceu, a queda e tudo o mais. Fiquei feliz porque eles não foram mais rápido, eu estava cansado. Foi por pouco, mas finalmente estou satisfeito pela equipe. Com certeza é algo que precisávamos como equipe, para trabalhar o posicionamento, a comunicação, muitas coisas. Mas a Dauphiné é uma coisa e o Tour é outra. Mas agora quero aproveitar porque não se ganha uma corrida como essa todos os dias”, comemorou Roglic.

Pódio final da corrida, com Roglic campeão, Jorgenson em segundo e Gee em terceiro

RESULTADOS COMPLETOS

Results powered by FirstCycling.com

ETAPAS

Etapa 1: St-Pourçain-sur-Sioule – St-Pourçain-sur-Sioule, 174,8km
Etapa 2: Gannat – Col de la Loge, 142km
Etapa 3: Celles-sur-Durolle – Les Estables, 181,2km
Etapa 4: St-Germain-Laval – Neulise, 34,4km (clm-ind.)
Etapa 5: Amplepuis – Saint-Priest, 200,2km
Etapa 6: Hauterives – Le Collet d’Allevard, 173,2km
Etapa 7: Albertville – Samoëns 1600, 145,5km
Etapa 8: Thônes – Plateau des Glières, 152,5km

LEIA MAIS
Criterium du Dauphine no Bikemagazine

Site oficial www.criterium-du-dauphine.fr

MELHORES MOMENTOS