Grupo Sram Red de 13 velocidades é visto na Unbound Gravel

HomeLançamentosTecnologia

Grupo Sram Red de 13 velocidades é visto na Unbound Gravel

Sram surpreende com novo câmbio traseiro RED e cassete de 13 dentes; novo grupo ainda é segredo mas deverá chegar em breve ao mercado

Ciclistas patrocinados pela Sram foram vistos com o novo grupo na Unbound Gravel, nos EUA – Foto de divulgação Specialized

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Um novo grupo Sram Red AXS foi avistado neste fim de semana (1 e 2 de junho) na prova Unbound Gravel, nos Estados Unidos. Apenas duas semanas após a Sram apresentar a última versão do grupo eletrônico Red AXS, a empresa surpreendeu o mundo com um novo grupo de 13 velocidades. Na realidade, este novo grupo pode ser considerado um intermediário entre o lançamento do mês passado e a nova Eagle Transmission apresentada em 2023.

O novo cassete de 13 marchas com a engrenagem maior de 46 dentes – Foto de David Kennedy

A Unbound Gravel é considerada a principal corrida de gravel da temporada e é vista como o “Campeonato Mundial” não-oficial da modalidade. A importância do evento atrai marcas que, muitas vezes, usam a prova intencionalmente para lançar novos produtos e sondar o mercado.

O grupo Sram Red AXS apresentado em maio manteve as 12 velocidades, mas com câmbios e trocadores redesenhados para melhorar as trocas de marcha do câmbio dianteiro para aqueles que preferem usar duas coroas.

Na Unbound Gravel do ano passado, os ciclistas patrocinados pela Sram usaram uma configuração mista, com a versão anterior dos câmbios traseiros Red AXS XPLR, combinada com o cassete e o câmbio traseiro da transmissão Eagle de 12 velocidades, sem fio e com a gancheira do tipo UDH (Universal Derailleur Hanger). Essa combinação é muito respeitada pela sua durabilidade e confiabilidade, essenciais para a dura prova de 320 km.

Detalhe do novo câmbio traseiro com o logotipo RED – Foto de divulgação Specialized

Este ano, no entanto, a Sram deu um passo adiante, com um novo câmbio traseiro e um 13º dente no cassete. Todos os atletas vistos com o novo conjunto usavam a combinação do recém-lançado Sram Red, o que confirma sua compatibilidade.

É importante notar que o logotipo “RED” no novo câmbio traseiro sugere que esta seja uma versão de 13 velocidades completamente nova da linha Red, possivelmente pertencente à linha XPLR, voltada para o gravel.

Nas versões vistas na prova, o maior cassete tinha 46 dentes, mas ainda é cedo para afirmar se essa será a única opção de cassete de 13 velocidades.

A Sram parece estar preparando grandes lançamentos neste segmento. Embora a Unbound Gravel não precise seguir a regra da UCI de comercializar protótipos para uso público em até 12 meses após o primeiro uso em competição, o novo grupo parece pronto o bastante para chegar ao mercado sem muita demora.