Paris-2024: Brasil terá Vinicius, Tota, Ulan, Raiza e Paôla; veja convocados

HomeCompetiçõesDestaque

Paris-2024: Brasil terá Vinicius, Tota, Ulan, Raiza e Paôla; veja convocados

Confira os nomes confirmados para o ciclismo de estrada, mountain bike e BMX Racing da seleção brasileira para os Jogos Olímpicos

Vinicius Rangel foi o convocado para o ciclismo de estrada para Paris-2024

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A seleção do Brasil para as modalidades Ciclismo de Estrada, Mountain Bike e BMX Racing para os Jogos Paris 2024 foi confirmada nesta terça-feira (4 de maio) pela CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo).

No ciclismo de estrada, o convocado foi Vinicius Rangel, que integra a equipe Movistar, do World Tour, na Espanha, e Ana Vitoria “Tota” Magalhães, atual campeã brasileira e integrante da equipe Bepink, da Itália. “Um trabalho que vem sendo construído desde 2020 e o sonho que era meu virou o de muita gente. Muito orgulhosa e honrada de poder colocar as nossas cores em Paris”, comentou Tota.

Vinicius Rangel viajou para a Colômbia para treinar em altitude antes dos Jogos. Estar nos Jogos de Paris, segundo ele, “é um sonho se realizando”. Leia entrevista aqui

Tota Magalhães, campeã brasileira de estrada

Ulan Galinski no Pan-Americano de MTB de 2023 Foto: Lopezphotoworks

No MTB, os convocados são Ulan Galinski e Raiza Goulão. Galinksi, que completará 26 anos no próximo dia 19, encerrou em primeiro no ranking da CBC.  “Após dois anos, o ciclo olímpico chegou ao fim, e não tenho palavras para descrever a sensação de conseguir concretizar o maior objetivo da minha carreira até então e consegui finalizar como líder do ranking olímpico interno da CBC e estar prestes a viver meu sonho de disputar as Olimpíadas”, declarou.

Antes da confirmação da convocação, outro nome também esperado era o de Alex Malacarne. “Entrei em 2024 com um único objetivo de conseguir o máximo de pontos possíveis pra tentar a tão sonhada vaga olímpica. Terminei a 130 pontos da vaga, ficando como suplente. Gostaria de parabenizar Ulan Galinski que fez um trabalho impecável e mereceu muito essa vaga. Desejo toda a força brasileira e tenho certeza que vai nos representar muito bem”, disse Malacarne nas redes sociais.

Com a confirmação de sua convocação, Raiza, que já representou o Brasil nos Jogos Rio-2016, comemorou: “Ao longo dos últimos anos, tracei um desafio pessoal: representar, mais uma vez, o Brasil nos Jogos Olímpicos. Com a vaga confirmada, para mim este é um momento de autorrealização, de reforçar que, com trabalho, empenho e a busca constante por equilíbrio, tudo se torna possível.”

Raiza Goulão termina XCO em terceiro lugar no Pan-Americano de 2023

No BMX Racing, a atleta Paôla Reis, campeã pan-americana em 2023, foi selecionada para sua primeira participação olímpica. Ainda resta a definição dos convocados para a modalidade BMX Freestyle Park. Os nomes serão anunciados após a disputa da segunda e última etapa do pré-olímpico em Budapeste, na Hungria.

Paôla Reis na vitória do Pan-Americano de BMX de 2023

Vale destacar que o Ciclismo de Pista não terá representantes do Brasil em Paris-2024.

A CBC ressalta que “a escolha dos atletas reflete não apenas a experiência, como também a renovação do cenário esportivo nacional, com destaque para os talentos emergentes que buscam deixar sua marca no maior palco esportivo do planeta”.

Relação dos convocados:

BMX Racing
Paôla Reis Santos

Estrada
Ana Vitoria Magalhães
Vinicius Rangel

Mountain Bike
Raiza Goulão
Ulan Galinski

Comissão Técnica
Chefe de Equipe: Guilherme Pussieldi
Antonio Carlos Silvestre
Carlos Eduardo Polazzo Machado
Leonardo Gonçalves
Eduardo Oliveira
Mauro Cassimiro


Calendário olímpico

A primeira prova com bicicleta nos Jogos de Paris-2024 será a crono individual no dia 27 de julho. As provas de mountain bike XCO serão nos dias 28 e 29 de julho. Nos dias 30 e 31 de julho tem disputa de BMX Freestyle e de triathlon. Na sequência, o BMX Racing será disputado nos dias 1 e 2 de agosto.

O ciclismo de estrada será nos dias 3 e 4 de agosto e os detalhes do percurso podem ser conferidos na nossa reportagem.

No dia 5 de agosto acontece o triathlon de revezamento. E, para fechar as competições com bicicleta, as provas de velódromo, modalidade que mais distribui medalhas em uma olimpíada, serão realizadas de 5 a 11 de agosto.

CALENDÁRIO

  • Ciclismo TT  – 27 de julho
  • XCO – 28 e 29 de julho
  • Triathlon – 30 e 31 de julho
  • BMX Freestyle – 30 e 31 de julho
  • BMX Racing – 01 e 02 de agosto
  • Ciclismo de estrada – 3 e 4 de agosto
  • Triathlon de revezamento – 5 de agosto
  • Ciclismo de pista – 5 a 11 de agosto

Mais informações no site oficial www.paris2024.org/en

LEIA MAIS
Jogos Paris-2024 no Bikemagazine