Paris-2024 terá Tom Pidcock no ciclismo de estrada e no MTB

HomeCompetiçõesJogos Paris 2024

Paris-2024 terá Tom Pidcock no ciclismo de estrada e no MTB

British Olympic Association confirma convocação de 20 ciclistas; no MTB, Pidcock terá como companheiro Charles Aldridge e, na estrada, Fred Wright, Stevie Williams e Josh Tarling

 

Pidcock na etapa da Copa do Mundo em Crans-Montana, na Suíça Foto: Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A British Olympic Association, associação britânica olímpica, confirmou 20 ciclistas para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Entre os 20 convocados estão quatro medalhistas olímpicos (Tom Pidcock, Ethan Hayter, Katy Marchant e Jack Carlin) e 10 estreantes – mais seis nomes serão anunciados no início de julho.

Pidcock, campeão mundial e medalha de ouro no MTB dos Jogos de Tóquio, foi selecionado para disputar a prova de mountain bike, dia 29 de julho, e a do ciclismo de estrada, no dia 3 de agosto. Pela primeira vez, a Grã-Bretanha conquistou duas vagas no masculino e no feminino do MTB. No mountain bike, Tom Pidcock terá ao seu lado Charlie Aldridge, campeão mundial Sub 23. Para a prova feminina, Evie Richards terá como companheira Ella Maclean-Howell, a campeã britânica Sub 23.

Pidcock na conquista da medalha de ouro no MTB dos Jogos de Tóquio, em 2021

O Team GB vai contar com sua maior delegação de ciclismo já enviada aos Jogos Olímpicos, com atletas em todas as cinco modalidades (pista, estrada, MTB, BMX Racing e BMX Freestyle). Na equipe de estrada, Pidcock terá como companheiros de seleção o campeão britânico de 2023, Fred Wright, Stevie Williams e Josh Tarling, que farão sua estreia olímpica. Após um título europeu e uma medalha de bronze no campeonato mundial no contrarrelógio, Tarling também estará na prova de crono, dia 27 de julho, ao lado de Ethan Hayter.

Na última semana da competição de ciclismo, a ação seguirá para o Velódromo de Saint-Quentin-en-Yvelines, onde Hayter tentará adicionar mais medalhas olímpicas à sua coleção como parte da equipe masculina de resistência, com Ollie Wood, Charlie Tanfield, Ethan Vernon e o estreante Dan Bigham. No feminino, a equipe britânica conseguiu se qualificar pela primeira vez desde 2012. Katy Marchant lidera a equipe em seu terceiro Jogos Olímpicos, enquanto a campeã mundial e europeia de sprint individual Emma Finucane e sua companheira de equipe Sophie Capewell farão sua estreia olímpica. E o medalha de prata e bronze de Tóquio, Jack Carlin, lidera a equipe masculina de velocidade em seu segundo Jogos Olímpicos, ao lado dos estreantes Hamish Turnbull e Ed Lowe, de 20 anos.

Os ciclistas selecionados par o BMX Racing e BMX Freestyle serão anunciados em julho.

Team GB

MTB
Tom Pidcock
Charlie Aldridge
Evie Richards
Ella Maclean-Howell

Estrada masculino
Ethan Hayter (TT)
Tom Pidcock
Josh Tarling (TT/RR)
Stevie Williams
Fred Wright

Ciclismo de pista masculino
Dan Bigham
Ethan Hayter
Charlie Tanfield
Ethan Vernon
Ollie Madeira
Mark Stewart (reserva)

Ciclismo de pista sprint masculino
Jack Carlin
Ed Lowe
Hamish Turnbull
Joe Truman (reserva)

Ciclismo de pista sprint feminino
Sophie Capewell
Emma Finucane
Kate Marchant
Lowri Thomas (reserva)

LEIA MAIS
Jogos Paris-2024 no Bikemagazine


Calendário olímpico

A primeira prova com bicicleta nos Jogos de Paris-2024 será a crono individual no dia 27 de julho. As provas de mountain bike XCO serão nos dias 28 e 29 de julho. Nos dias 30 e 31 de julho tem disputa de BMX Freestyle e de triathlon. Na sequência, o BMX Racing será disputado nos dias 1 e 2 de agosto.

O ciclismo de estrada será nos dias 3 e 4 de agosto e os detalhes do percurso podem ser conferidos na nossa reportagem.

No dia 5 de agosto acontece o triathlon de revezamento. E, para fechar as competições com bicicleta, as provas de velódromo, modalidade que mais distribui medalhas em uma olimpíada, serão realizadas de 5 a 11 de agosto.

CALENDÁRIO

  • Ciclismo ITT  – 27 de julho
  • MTB XCO – 28 e 29 de julho
  • Triathlon – 30 e 31 de julho
  • BMX Freestyle – 30 e 31 de julho
  • BMX Racing – 01 e 02 de agosto
  • Ciclismo de estrada – 3 e 4 de agosto
  • Triathlon de revezamento – 5 de agosto
  • Ciclismo de pista – 5 a 11 de agosto

Mais informações no site oficial www.paris2024.org/en