Paris-2024: Raiza Goulão se prepara para 2º Jogos Olímpicos

HomeCompetiçõesJogos Paris 2024

Paris-2024: Raiza Goulão se prepara para 2º Jogos Olímpicos

Depois dos Jogos Rio-2016, goiana é confirmada para integrar o Time Brasil em Paris; disputa do MTB cross country será no dia 28 de julho

Raiza Goulão comemora o segundo lugar no short track do Pan de 2023

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Raiza Goulão (Squadra Oggi) vai disputar os Jogos Olímpicos pela segunda vez. Depois da Rio-2016, a goiana estará na disputa do MTB XCO em Paris. Raiza conquistou sua vaga ficando em primeiro lugar no ranking olímpico nacional com 2.068 pontos, superando a segunda colocada, Karen Olimpio, por cerca de 200 pontos.

Sua trajetória é marcada por dedicação e superação e, nos últimos dois anos, o foco da atleta foram os pontos necessários para garantir sua participação em Paris-2024. “Conquistar mais uma vaga para participar das Olimpíadas, a segunda da minha carreira, é extremamente gratificante. Confesso que esses últimos meses foram uma verdadeira montanha-russa. Em 2023, consegui fazer um trabalho excepcional para garantir os pontos necessários. Foi a minha estratégia e, com isso, comecei 2024 com mais tranquilidade, sem tanta pressão em relação aos pontos para a vaga”, conta.

Sua experiência anterior nos Jogos, quando completou a prova na 20ª colocação, pode ser um trunfo. “Agora, na minha segunda Olimpíada, acredito que sou uma atleta mais experiente e madura. Vou com muito mais garra para conseguir um resultado muito mais expressivo. Já tive a oportunidade de conhecer parcialmente o percurso e analisar como será a prova. Mas sei que algumas mudanças ocorreram. Então, no período em que estiver em Paris, vou me adaptar a essas novas condições e novos saltos. Estou muito feliz e sinto que essa montanha-russa agora vai dar uma apaziguada na reta final”, afirma.

Para se preparar para a disputa, Raiza tirou duas semanas de férias dos treinos. “Literalmente, dando tempo para meu corpo e minha mente descansarem totalmente, sem preocupações com peso, espelho ou performance. Para mim, esse é o único momento para me reconectar e recarregar. Na próxima semana, já começarei com tudo em busca de melhorar minha performance, rumo ao grande objetivo traçado há três anos: Paris 2024.”

As provas do MTB Cross Country Olímpico dos Jogos de Paris serão em Elancourt, Yvelines, a 44 km da capital francesa. A disputa vai acontecer em um percurso especialmente criado para evitar impactos ambientais, em um antigo aterro sanitário que foi transformado em área de lazer. A prova das mulheres será dia 28 de julho e a dos homens no dia 29 de julho.

LEIA MAIS
Jogos Paris-2024 no Bikemagazine

Calendário olímpico
A primeira prova com bicicleta nos Jogos de Paris-2024 será a crono individual no dia 27 de julho. As provas de mountain bike XCO serão nos dias 28 e 29 de julho. Nos dias 30 e 31 de julho tem disputa de BMX Freestyle e de triathlon. Na sequência, o BMX Racing será disputado nos dias 1 e 2 de agosto.

O ciclismo de estrada será nos dias 3 e 4 de agosto e os detalhes do percurso podem ser conferidos na nossa reportagem.

No dia 5 de agosto acontece o triathlon de revezamento. E, para fechar as competições com bicicleta, as provas de velódromo, modalidade que mais distribui medalhas em uma olimpíada, serão realizadas de 5 a 11 de agosto.

CALENDÁRIO

  • Ciclismo ITT  – 27 de julho
  • MTB XCO – 28 e 29 de julho
  • Triathlon – 30 e 31 de julho
  • BMX Freestyle – 30 e 31 de julho
  • BMX Racing – 01 e 02 de agosto
  • Ciclismo de estrada – 3 e 4 de agosto
  • Triathlon de revezamento – 5 de agosto
  • Ciclismo de pista – 5 a 11 de agosto

Mais informações no site oficial www.paris2024.org/en