CiMTB Poços de Caldas: José Gabriel e Karen Olimpio vencem XCC e XCO

HomeCompetiçõesMountain bike

CiMTB Poços de Caldas: José Gabriel e Karen Olimpio vencem XCC e XCO

Assim como Karen Olimpio, Zé Gabriel venceu XCC e XCO em Poços. Último dia de prova no Parque do Cristo teve ainda outras 12 disputas nas categorias masculina do XCO

José Gabriel comemora a vitória no cross country em Poços de Caldas (MG) – Foto de divulgação Ultrafotos

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação Ultrafotos/CiMTB

A disputa da Super Elite encerrou a etapa de estreia da Copa Internacional de Mountain Bike, em Poços de Caldas (MG), neste domingo (23 de junho). Após sete voltas completadas no circuito do Cross Country Olímpico (XCO), o atleta local José Gabriel Marques conquistou a vitória e de quebra garantiu a dobradinha da etapa, após ter vencido o Short Track (XCC) na sexta-feira (21). Entre as mulheres, Karen Olimpio também garantiu a dobradinha. Após ter vencido o XCC, liderou de ponta a ponta a disputa do XCO.

José Gabriel Marques liderou do começo ao fim, sem deixar chances para seus adversários o acompanharem. Na primeira volta passou 18 segundos à frente de Luiz Cocuzzi, mas aos poucos a diferença foi aumentando, para vencer com mais de 3 minutos de vantagem para Cocuzzi, que chegou a ocupar a quinta colocação, mas se recuperou no fim e garantiu o segundo lugar do dia. Enquanto Zé Gabriel fechou em 1h16min08, Cocuzzi concluiu sua corrida em 1h19min21.

“Inexplicável o sentimento de ganhar na minha casa, logo na estreia do evento aqui em Poços. Posso dizer que estou devolvendo para a montanha tudo que ela sempre me deu. Isso é o mais importante de tudo. Estou feliz com a entrega. Andei muito mais do que eu esperava. Havia planejado fazer um tempo por volta e consegui andar um minuto abaixo do que era esperado, então é muito gratificante ver que a performance está voltando. Tudo que treinei no início do ano está sendo entregue hoje. Tenho que agradecer a torcida de todos aqui no Parque do Cristo, que foram muito calorosos comigo. Foi fantástico”, vibrou Zé Gabriel.

Completaram ainda o top 5 da categoria os ciclistas Fernando Nunes, também na casa de 1h19min de prova, e Sherman Trezza e Edson Rezende, ambos na casa de 1h20min de prova. O pódio, que tem os dez primeiros de cada categoria no XCO, teve ainda Nicolas Machado, Rodrigo Silva, Nicolas Delich (CHI), Otávio Queiroz e Leandro Donizete.

“Foi uma prova muito intensa. E foi merecida a vitória do Zé Gabriel, porque ele estava muito forte hoje. Infelizmente eu não estava em condições de andar junto. Até tentei acompanhá-lo na primeira volta, mas quase tive que abandonar a prova. Tive que me recuperar, passei algumas voltas no pelotão de perseguição ao líder, para tentar me encontrar, até que três voltas depois acelerei com o Edson Rezende e tirei gás de onde eu não tinha. Até queria tentar perseguir o Zé, mas o melhor foi segurar e garantir o vice-campeonato, que me garantia também a liderança geral”, comentou Cocuzzi, líder nas duas disputas da Super Elite, a do XCC e a geral – que soma o XCC ao XCO.

Demais categorias masculinas do dia
Logo às 8h da manhã deste domingo, quatro baterias exclusivas do XCO foram realizadas na CiMTB Poços de Caldas. Sagraram-se campeões: João Erildo (Sub-55), Luiz Lotti (Sub-60), Adalberto Gerez (Sub-65) e Dilermano de Fátima Melo (Over-65). Na sequência, às 10h, mais cinco baterias, que tiveram como campeões: Paulo Henrique Marinho (Sub-30), Daniel Oliveira (Sub-35), José André de Souza (Sub-40), João Paulo Firmino (Sub-45) e Edivando Souza Cruz (Sub-50).

Todos os resultados da etapa
Os resultados das mais de 50 categorias que foram disputadas durante os três dias de prova no Parque do Cristo, em Poços de Caldas, estão disponíveis no site do SeuEsporte.App: https://seuesporte.app/cimtb-2024/. No mesmo link está também disponível a classificação geral da temporada de 2024 da Copa Internacional de MTB.

Karen Olimpio na vitória em Poços de Caldas

Com a vitória, Karen Olimpio assumiu a liderança geral do XCC e do XCO. No Short Track, a vantagem é de 88 pontos contra 80 de Isabella Lacerda. Na classificação geral, que soma os pontos do XCC com o XCO, Karen tem agora 198 pontos contra 192 da segunda colocada, que também é Isabella, a atual campeã das duas disputas após ter levado ambos troféus em 2023.

Logo no início da prova Karen Olimpio impôs um ritmo forte e já ao término da primeira volta conseguiu escapar das concorrentes. Aos poucos, foi construindo sua vantagem, até completar as 6 voltas com folga de 3min51 para a vice-campeã, Isabella Lacerda. O top 5 da etapa teve ainda Yarela Obando (CHI), Iara Caetano e Luiza Cocuzzi. Completaram o pódio as atletas Liege Silva Walter, Carolina Ferreira, Danielle Moraes, Gabriela Ferolla e Jacksiane Polidorio.

“Desde o momento em que conheci a pista de Poços de Caldas eu curti demais o circuito. Ele é bem natural e exige do atleta saber contornar bem a primeira parte, porque exigia pilotagem, enquanto a segunda metade é bem física.Treinei bem quando cheguei aqui e consegui traçar bem minha estratégia”, comentou Karen. “No fim da primeira volta vi que abri uma diferença e aí fui abrindo até o final. Mesmo com a folga, eu sabia que não podia deixar o ritmo cair. Contente por ganhar XCC e XCO. Pontos importantes no ranking mundial, para chegar bem nas provas internacionais que vêem pela frente”, comemorou Karen, que somou mais 70 pontos no ranking UCI neste fim de semana.

Embora tenha perdido a camisa de líder, Isabella Lacerda encontrou motivos para comemorar a segunda colocação do dia no Parque do Cristo. “Prova de superação. Quem me acompanha sabe. Lutei contra eu mesma, tentando entregar meu melhor e o resultado é consequência. Não ganhei, mas saio de Poços feliz com a segunda posição. Alinhei sem colocar pressão em mim, apenas entregar meu melhor. Deixei a bike fluir até cruzar a linha de chegada”, afirmou Isabella..

UCI Junior Series
A etapa de Poços de Caldas da CiMTB teve um tempero especial, ao sediar uma das etapas do calendário mundial da UCI Junior Series. Ao todo, são 36 provas durante a temporada de 2024 com essa classificação, sendo apenas cinco delas realizadas na América do Sul. E a campeã foi uma estrangeira, a ciclista Florencia Rojo, a Pupi. Ela concluiu 4 voltas em 56min17, ficando pouco mais de 4 minutos à frente de Nina Carvalho. Completaram o top 5 da categoria as atletas Samara Rodrigues, Anna Vitoria Vieira e Lauriany Neves.

“A pista de Poços de Caldas tem uma trilha muito técnica e também muito física. Gostei muito de competir aqui. Fui melhorando meu desempenho a cada volta, porque na verdade o circuito exigia demais. A cidade é linda e o Parque do Cristo é repleto de atividades acontecendo, ou seja, uma experiência rica que pude ter aqui”, disse Pupi. “O Parque do Cristo lembra muito o Parque San Cristóbal. Um lugar muito gostoso de visitar”, concluiu a campeã da categoria Júnior.

Demais categorias femininas
Outras sete categorias tiveram as campeãs da etapa de Poços de Caldas definidas na tarde deste domingo: Iara Caetano (Sub-23), Ana Laura Ferreira (Sub-17), Hani Rodrigues (Sub-15), Livia Pellizzari (Sub-12), Raphaella Pelaquim (Sub-40), Franciele Regina (Sub-50) e Renata Couto (Over-50).

Mais informações sobre a CiMTB no site www.cimtb.com.br