Critérium du Dauphiné: Derek Gee vence 3ª etapa e é o novo líder

HomeCompetiçõesCiclismo

Critérium du Dauphiné: Derek Gee vence 3ª etapa e é o novo líder

Canadense faturou o sprint da chegada em Les Estables e assumiu a liderança da classificação geral com 3 segundos sobre Magnus Cort

Derek Gee, de 26 anos, comemora a vitória mais importante de sua carreira – Foto de divulgação Billy Ceusters/ASO

Da Bikemagazine
Fotos de divulgação Billy Ceusters-ASO

O canadense Derek Gee (Israel-Premier Tech) mostrou que a ousadia finalmente compensa quando avançou no final para garantir a vitória na 3ª etapa de 181,7 km do Critérium du Dauphiné nesta terça-feira (4 de maio). O canadense, o mais combativo do Giro em 2023, venceu uma batalha tensa com o francês Romain Gregoire no último trecho para levantar os braços e tirar a camisa amarela e azul de Magnus Cort (Uno-X). O britânico Lukas Nerurkar ficou em terceiro lugar.

A queda de Roglic
A largada foi às 12:35 e o pelotão largou com 151 ciclistas. O italiano Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) não largou. Após algumas tentativas de Mads Pedersen (Lidl-Trek), Dorian Godon (Decathlon-Ag2R) e Darren Rafferty (EF Education-Easypost), entre outros, o pelotão enfrentou compacto a primeira subida, com Nicolas Prodhomme (Decathlon-AG2R) marcando o primeiro ponto do prêmio de montanha do dia.

Depois de 32km, a fuga do dia foi para valer e incluía Prodhomme, Rémy Rochas (Groupama-FDJ) e Harry Sweeny (EF Education-Easypost), que finalmente receberam sinal verde após Primoz Roglic (Bora-Hansgrohe) ter caído e trocado de bicicleta na altura do KM 41 do percurso.

O trio em fuga na terceira etapa – Foto de Billy Ceusters-ASO

Trio na fuga
Roglic, vencedor do Dauphiné de 2022, voltou ao pelotão machucado, enquanto os três aumentavam sua vantagem, que chegou a 2min50s em Ambert (KM 54). No sprint intermediário de Arlanc (KM 75,8), Prodhomme passou três segundos à frente de Rochas e Sweeny, enquanto o trio escapado liderava o pelotão por 3min10s.

A subida mais difícil do dia foi a Côte de St Victor sur Arlanc (2ª categoria) no KM 87,6 e foi Rochas quem conquistou os cinco pontos em jogo no topo. Então, a vantagem do trio havia diminuído para 2min30 sobre o pelotão, liderado pelo detentor da camisa azul de bolas brancas de líder montanhas Mathis Le Berre, que conseguiu um ponto. Na descida, Lars Boven (Alpecin-Deceuninck), que havia lutado o dia todo, desistiu.

Reforço de Juul Jensen
Os companheiros de equipe de Magnus Cort na Uno-X mantiveram o controle da fuga, mantendo a diferença em torno de um minuto. Mas a 40km do final, receosos desse jogo de gato e rato, Christopher Juul Jensen (Jayco AlUla) e Valentin Madouas (Groupama-FDJ) escaparam do pelotão para tentar alcançar a fuga. Enquanto o dinamarquês se juntava ao trio a 36km do final, o campeão francês não teve êxito em sua tentativa e foi reintegrado ao pelotão principal.

Chris Harper (Jayco AlUla) caiu a 28km da linha de chegada, mas não se machucou e foi levado de volta à frente por seus companheiros de equipe. Nos últimos 20km, Rochas foi descartado pelo grupo da fuga, deixando seus três companheiros na liderança, enquanto seu compatriota Adrien Petit abandonou a corrida.

Gee leva a melhor
A 15 km do final, a Ineos Grenadiers e a UAE Team Emirates decidiram aumentar o ritmo e a vantagem do trio diminuiu bastante. A Lidl-Trek então assumiu o controle, com Mads Pedersen na frente, e a diferença da fuga caiu para 20 segundos, a 5km da linha de chegada.

A fuga finalmente acabou a 2,5km do final. O cenário estava pronto para um final emocionante e Krists Neilands (Israel-Premier Tech) foi o primeiro a apertar o ritmo em direção à chegada.

Seu esforço foi um pouco presunçoso, mas preparou o caminho para o companheiro de equipe Derek Gee partir para a vitória, roda a roda com Romain Gregoire. O francês inicialmente parecia ter a vantagem, mas Gee tinha uma gás extra e conseguiu garantir sua melhor vitória até o momento.

RESULTADOS COMPLETOS

Results powered by FirstCycling.com

MELHORES MOMENTOS

A competição, uma das mais importantes provas de preparação para o Tour de France, segue nesta quarta-feira com a quarta etapa. A disputa será no formato de contrarrelógio individual, num percurso de 34,4km entre as localidades de Saint-Germain-Laval e Neulise.

Os direitos de transmissão de TV no Brasil são da ESPN e da plataforma Star+.

ETAPAS
Etapa 1: St-Pourçain-sur-Sioule – St-Pourçain-sur-Sioule, 174,8km
Etapa 2: Gannat – Col de la Loge, 142km
Etapa 3: Celles-sur-Durolle – Les Estables, 181,2km
Etapa 4: St-Germain-Laval – Neulise, 34,4km (clm-ind.)
Etapa 5: Amplepuis – Saint-Priest, 200,2km
Etapa 6: Hauterives – Le Collet d’Allevard, 173,2km
Etapa 7: Albertville – Samoëns 1600, 145,5km
Etapa 8: Thônes – Plateau des Glières, 152,5km

LEIA MAIS
Criterium du Dauphine no Bikemagazine

Site oficial www.criterium-du-dauphine.fr