José Gabriel vence 3ª etapa da Kenda Cup em Espírito Santo do Pinhal

HomeCompetiçõesMountain bike

José Gabriel vence 3ª etapa da Kenda Cup em Espírito Santo do Pinhal

Cidade do café e do vinho recebeu neste primeiro fim de semana do mês de julho a terceira etapa da temporada; confira como foi a prova e os resultados

José Gabriel foi o mais rápido em Espírito Santo do Pinhal (SP) – Foto de divulgação Mário Sérgio

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação Mário Sérgio

A cidade paulista de Espírito Santo do Pinhal escreveu sua história no ciclismo nacional ao receber de forma inédita uma das quatro etapas de 2024 da Kenda Cup. E, para satisfação de todos os envolvidos na realização do evento – organização, patrocinadores, apoiadores e parceiros locais – o evento foi um verdadeiro sucesso, inserindo o município do interior de São Paulo entre os principais destinos para a prática do mountain bike no Brasil.

Enquanto o sábado (6 de julho), primeiro dia da Kenda Cup, foi marcado pelo início da retirada de kits e a realização da corrida Absolute Kids, exclusiva para os pequenos e pequenas ciclistas que bateram o recorde da categoria, com mais de 100 inscritos, no domingo (7 de julho) foi a vez dos adultos se divertirem e se desafiarem pelas trilhas e estradas que ligam a cidade de Espírito Santo do Pinhal a Albertina, em Minas Gerais.

E o lugar mais alto do pódio na disputa Pró foi ocupado por um dos principais destaques do ciclismo nacional na atualidade: José Gabriel Marques venceu de ponta a ponta, completando os 50 km da maior distância da Kenda Cup em 2 horas e 10 minutos.

Completaram o top 5 José Flávio Otte, Leonardo Torres, Luiz Eduardo Ferreira e Felício Ornagui. No femino, as mais rápidas da Pró foram Raphaella Pelaquim, Carla Regina de Souza, Maria Letícia Mariano, Aline Molina e Tatiani Cristina.

“Já conhecia a Kenda Cup fora das pistas, e logo vi que era uma prova com estrutura especial, algo que coloca o evento entre os principais do Brasil. Aceitei o convite da Kenda Brasil e topei o desafio de correr o evento, o que para mim foi gratificante, uma vez que fez parte da minha preparação para o Campeonato Brasileiro, o principal objetivo em termos de título na temporada. Feliz pelo resultado e ver que o corpo está respondendo bem aos estímulos que fiz durante essas mais de 2 horas”, comentou Zé Gabriel, campeão geral do evento.

Balanço da organização
Entregar um evento que deixa os atletas satisfeitos e felizes é uma das premissas para a Kenda Cup com o “Prazer em ser Raiz”. E o município de Espírito Santo do Pinhal entregou tudo que se esperava. Uma arena intimista montada no centro da cidade, na Praça da Independência, onde fica a Igreja Matriz, percurso bem marcado, com desafios para todos os gostos, hidratação e apoio completo. Assim foi a estreia da cidade no circuito.

“A sensação é de ter feito a melhor Kenda Cup na história. Escolha da cidade, formato da arena, os percursos Pró, Sport e Light, com suas trilhas variadas. Um conjunto de acertos que transforma a etapa de Espírito do Santo do Pinhal numa das maiores organizações que já conseguimos fazer. A cidade colaborou demais, com muito planejamento. Não houve impacto negativo no trânsito, nem para a prova e nem para a cidade. Os atletas puderam entender o que Pinhal tem de diferente e porque estão se desenvolvendo tanto em termos turísticos, com o vinho e o café. Foi um evento para o atleta provar o que tem neste lugar incrível”, enalteceu Nathan Morais, organizador da Kenda Cup.

E de fato os percursos foram únicos, passando por mirantes com visuais incríveis, fazendas com plantação de vinho e de café, gerando uma operação de prova bastante complexa e minuciosa. Assim como os atletas, o público de Espírito Santo do Pinhal e Albertina pode apreciar o clima do evento, gerando uma sensação de que a Kenda Cup tem tudo para voltar à cidade nas próximas temporadas, deixando um legado importante de incentivo ao esporte.

“Pela primeira vez tivemos uma categoria paralímpica, com a paratleta Rafaela Bartholomei competindo em um percurso especial de 12 km para ela utilizar a hand-bike dela. A Kenda Cup é isso, inclusão e gerar experiências únicas para todo mundo que gosta de bicicleta. Desde crianças, atletas paralímpicos, o José Gabriel que é uma celebridade, tirando fotos com todo mundo. A prova com maior número de pessoas na arena, o que foi bem legal”, disse Nathan Morais.

Resultados completos da etapa :
https://drive.google.com/file/d/1-OBBgkAHmQwdXripW1g4Rl3XWY7purO-/view

Resultados completos por categoria:
https://drive.google.com/file/d/1-PBDpyfKVp6iPnl3gkhewvzHuG0PyUHn/view

A temporada 2024 da Kenda Cup
Após a realização de três das quatro etapas de 2024, passando por Socorro, Ouro Fino e Espírito Santo do Pinhal, a Kenda Cup segue sua preparação para a decisão da temporada, nos dias 7 e 8 de setembro, em Bueno Brandão (MG).

Vale ressaltar que, assim como em 2023, a etapa decisiva da competição neste ano terá pontuação dobrada, ou seja, as disputas pelos títulos das mais de 50 categorias do evento se tornarão ainda mais emocionantes e acirradas.

Mais informações no site oficial kendacup.com.br